Os novos gestores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deram início a uma série de visitas pelos câmpus regionais da instituição, dentro de uma proposta de “Reitoria Itinerante”, que começou por Umuarama. O reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes estiveram nas duas unidades do câmpus, o Centro de Tecnologia (CTC) e a Fazenda, afim de ouvir sobre as demandas locais. O diretor do Núcleo de Educação a Distância (Nead), José Ricardo Falco, também participou da visita.
A visita se deu na segunda-feira, dia 7, quando o grupo foi recebido pelo diretor do Câmpus Regional de Umuarama, o engenheiro civil Olindo Savi e pela assessora especial para os câmpus regionais, Juliana Scanavacca. Segundo a assessora, entre as principais demandas do CTC estão melhorias na estrutura física, reposição no quadro de pessoal e a implantação de novos cursos de graduação e de pós-graduação, para suprir a necessidade da cidade e da região por profissionais qualificados.
O encontro também contou com a presença da secretária municipal da educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, e da diretora da educação do município, Elisângela Pierin dos Santos.
O diretor do Nead aproveitou a visita para conhecer o espaço do Polo de Umuarama da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e conversar com a equipe sobre as principais necessidades.
Parceria
No período da tarde, os gestores se reuniram com representantes dos centros acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e servidores da Fazenda para discutir questões sobre o Hospital Veterinário. A principal reivindicação é que o órgão tenha autonomia orçamentária e administrativa. Outro pedido foi com relação a adequação dos espaços às normativas de acessibilidade.
A vice-reitora afirmou que todas as demandas entrarão na pauta da atual gestão, seguindo os encaminhamentos necessários. Vanalli reforçou que a Reitoria Itinerante será uma prática dentro da atual gestão e que todos os câmpus regionais serão contemplados.