Durante encontro remoto ocorrido na última sexta-feira (4), representantes das sete universidades estaduais públicas do Paraná articularam a criação de um fórum permanente em defesa de uma política para subsidiar a assistência e permanência estudantil.
Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rafael da Silva, o foco da reunião foi discutir a inclusão e a continuidade dos benefícios já adquiridos. A vice-reitora Gisele Mendes participou do evento e reforçou o compromisso da atual gestão com esta política voltada não apenas para aumentar o ingresso de estudantes na UEM, mas também para garantir que os acadêmicos sigam na instituição até à conclusão do curso.
Com o fórum, a ideia é que as demandas em comum sobre moradia ou auxílio estudantil possam ser atendidas de forma mais efetiva. Outro assunto conversado entre os participantes, incluindo pró-reitores, foi o subsídio para os restaurantes universitários no que diz respeito à ampliação do espaço e o atendimento adequado aos usuários.
Participaram da reunião, a convite do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), representantes das pró-reitorias de Extensão e Cultura e das pró-reitorias de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários; e mais pessoas da UEM ligadas à Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), Comissão Universidade para os Índios (Cuia), Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência ( Propae); Pró-Reitora de Ensino (PEN); Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab).
O próximo encontro deverá ocorrer na UEL, no dia 9 de dezembro, com visita técnica ao Sebec, RU, moradia estudantil e ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).
Encontro, que era para ocorrer na UEM, acabou sendo remoto devido aos bloqueios nas rodovias
As sete universidades estaduais
Universidade Estadual de Maringá (UEM/ Maringá);
Universidade Estadual de Londrina (UEL);
Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro/Guarapuava);
Universidade Estadual do Paraná (Unespar/ Apucarana);
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/ Cascavel);
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Jacarezinho);
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/Ponta Grossa).