Cinco cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram a nota máxima 5 e 43 cursos alcançaram a nota 4 no Guia da Faculdade Estadão 2022, elaborado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” em parceria com a startup Quero Educação. O ranking classifica os cursos de instituições particulares e públicas nas modalidades presenciais e de ensino a distância. A lista foi divulgada na sexta-feira (4).
Conquistaram a classificação 5 estrelas, pela UEM, os cursos de Zootecnia (bacharelado), Farmácia (bacharelado), Geografia (licenciatura), Matemática (bacharelado) e Química (bacharelado). Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) foram convidadas para fazer parte do Guia. Segundo a organização do ranking, 637 cursos, distribuídos em 76 faculdades públicas no País, atingiram a nota máxima este ano, um aumento de 25% em relação ao ano passado. As instituições públicas concentram 81% dos melhores cursos do Brasil.
O curso de Zootecnia da UEM ficou em primeiro no ranking nacional da pesquisa, num rol de 105 avaliados, e foi o único do Paraná a atingir 5 estrelas, o que equivale ao conceito de excelência. Para o coordenador da graduação, professor Leandro Castilha, “esse destaque é resultado de um conjunto de fatores que se somam para um objetivo comum. Além do corpo docente altamente qualificado, a estrutura de laboratórios e setores da fazenda multifuncionais e as entidades estudantis fortemente atuantes, contamos com atividades de parcerias interinstitucionais e cooperação internacional em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão”.
Recentemente, o Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPZ) recebeu nota 6 (máximo é 7) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC.
Quatro estrelas: Arquitetura e Urbanismo; Letras – Português; Artes- Cênicas; Direito; Pedagogia (Maringá); Biomedicina; Estatística; Secretariado Executivo Trilíngue; Comunicação e Multimeios; Moda (Cianorte); Artes Visuais; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos (Umuarama); Bioquímica; Educação Física; Letras (tradução em língua inglesa) ; Meio Ambiente (Umuarama); Filosofia ; Matemática; Educação Física ; Medicina Veterinária (Umuarama); Ciência da Computação; Medicina; Engenharia Têxtil (Goioerê); Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha); Informática; Física (Goioerê); Engenharia Civil; Geografia ; Odontologia; Engenharia de Alimentos; Serviço Social (Ivaiporã); Pedagogia (Cianorte); Agronomia (Umuarama); Engenharia de Produção; Administração; História; Psicologia; Agronomia; Ciências Contábeis (Cianorte); Ciências Econômicas; Construção Civil (Umuarama); e Engenharia Mecânica.
Guia
Foram avaliadas 1.325 instituições (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) brasileiras. Neste ano, o Guia avaliou pela primeira vez os cursos tecnológicos, que têm menor duração e são voltados ao mercado de trabalho. Para a elaboração do levantamento, mais de 10 mil professores universitários em todo o País são acionados para avaliar mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento.
O ranking completo pode ser conferido no site do Guia da Faculdade Estadão. Basta clicar aqui.