Integrantes dos projetos de extensão “Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos” e “Sorrir com Saúde”, do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuaram, no último dia 3, na entidade “Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos”, em uma ação de promoção de saúde com crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social.
As crianças assistiram a um teatro de fantoches e, em seguida, cada grupo delas desenvolveu atividades adequadas à idade. Elas receberam orientação sobre higiene bucal, alimentação saudável e cuidados para prevenção de cáries dentárias. Foram instruídas sobre técnicas de escovação e uso do fio dental, além de receberem, ainda, kits de higiene, contendo escova, pasta, fio dental e sabonete.
Esta parceria foi iniciada em 21 de outubro deste ano, com uma atividade de educação em saúde a partir do convite do professor Newton Kamei, do Departamento de Odontologia da UEM. Ele acompanhou uma conversa com os jovens do ensino médio, na mesma instituição, organizada pelos cirurgiões-dentistas do programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família. Os profissionais trataram de assuntos ligados à manutenção da saúde física, mental e social durante a juventude: cuidados com o corpo, alimentação, consequências do uso de álcool, cigarro, cigarro eletrônico, sexualidade e a boa ocupação do tempo.
A entidade
A instituição Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos foi criada em 1997, no conjunto Requião, tendo em vista a vulnerabilidade social, índice de violência e as necessidades da população, baseado no Mapa Social de Maringá. O objetivo do casal fundador, Cleuzanir Ivantes, conhecido como Zaíca, e Hermínia Walderez P. Ivantes, era levar uma palavra amiga, alimento, roupa, remédio, a pessoas que necessitavam, exercitando a caridade, a solidariedade e a fraternidade.
Hoje são assistidas 180 famílias, que recebem cesta básica, leite, verduras, legumes, além de outras doações, e assistem palestras das mais diferentes áreas, de cunho moral, ético e cristão, envolvendo a atuação de muitos voluntários que auxiliam diariamente no trabalho.
Pré-Aprendiz
Além da assistência às famílias, neste local ocorre também o projeto Pré-Aprendiz, uma parceria com a Prefeitura de Maringá, no qual jovens são preparados para o mercado de trabalho. O projeto possui duração aproximada de um ano, com aulas ministradas por professores voluntários e profissionais da equipe multidisciplinar, cujos temas são voltados para a formação cidadã e melhor preparo para o mercado de trabalho.
Voluntário na instituição, Newton Kamei diz que "ser voluntário é antes de tudo uma obrigação social daquele que tem um pouco a mais doar a quem tem menos, seja ela doação material, doação do seu tempo ou até mesmo doação de afeto, carinho e compreensão’.
Para ser ele, atuar desta forma no Lins de Vasconcellos “é uma grande oportunidade: oportunidade de sentir o sofrimento, a opressão social e econômica que nossos assistidos passam em seu dia a dia. E, através deste sentimento, surge naturalmente, dentro de cada um de nós, na prática, o significado da palavra caridade”.
Participaram da ação desenvolvidas na entidade os residentes do programa de Residência em Saúde Coletiva Thiago Zilioli, Giselma Leite dos Santos e Patrícia Shibayama; os acadêmicos da graduação de Odontologia Maria Clara Barucci, Karolyn Luna, Isabela Horita, Milena Cotrim, Isabela Bornelli, Laura Heller, Joany Reder, Marina Andrade, Geovana Leonel, Maria Eduarda Basso e Yasmim Rocha; e os professores do Departamento de Odontologia (DOD) Newton Kamei (da área de Patologia) e Mitsue Fujimaki (da área de saúde coletiva).