Da esquerda: gêmeas Laura e Beatriz, Benjamin e Levi com o papai Fernando Carvalho, professor em Umuarama
Heróis sem superpoderes, mas com um amor incondicional, que não cabe no peito… Neste domingo especial (8), Dia dos Pais, prestamos uma homenagem a nove homens da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que se desdobram constantemente para fazer o melhor que podem aos seus filhos.
Pai cuida, ensina, educa e é referência nas tomadas de decisão mais importantes da vida. Com apenas três letras, “pai” tem um significado verdadeiramente infinito! Vamos conhecer parte desse significado nas vozes de alguns pais da nossa comunidade acadêmica, representando todos os papais da UEM. A eles e a todos os pais da UEM, parabéns, hoje e sempre!
Andrelson Wellington Rinaldi, 45 anos
Filho: João, que completou 2 anos ontem (7).
Onde moram: Maringá.
Perfil do papai: é chefe do Departamento de Química (DQI). Está representando todos os pais do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Ser pai é amar de forma incondicional seu filho. Ser pai é se emocionar ao ouvir pela primeira vez os batimentos cardíacos do filho. Ser pai é ensinar, é corrigir, é cobrar, é educar, é dialogar. Ser pai é saber que um dia seu filho seguirá seus exemplos e não seus conselhos. Ser pai! Somente sendo pai para entender o que é ser pai”.
Andrelson Rinaldi com João, que completou 2 aninhos ontem (7)
Angelo José Marcolino Junior, 41 anos
Filha: Elena, 4 meses.
Onde moram: Maringá.
Perfil do papai: é técnico administrativo na Diretoria de Pesquisa (DPS) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG). Está representando todos os pais técnicos administrativos da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Ser pai é vivenciar as mais espetaculares sensações que a vida pode proporcionar. É o momento de rever muitos conceitos que foram impostos pela vida e sabiamente pensar o que podemos fazer hoje para que no futuro ela possa ter a oportunidade de poder escolher aquilo que fará bem para ela e para a sociedade em sua volta”.
Angelo Marcolino todo orgulhoso da pequena Elena, de 4 meses
Arthur Cattaneo Zavadski, 45 anos
Filhos: Heitor, 3 anos, e Laura, 1 ano e 1 mês.
Onde moram: Maringá.
Perfil do papai: é doutorando em Ciência da Computação pela UEM. Está representando todos os pais alunos e vestibulandos da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Ser pai é a experiência mais intensa e gratificante que já vivi. Poder fazer parte do crescimento de nossos filhos, participar das descobertas, risadas, choros, brincadeiras… tudo! Me faz querer ser uma pessoa melhor a cada dia”.
O pós-graduando Arthur com seus “filhotes” Laura e Heitor
Dennis Armando Bertolini, 60 anos
Filha: Priscila Caroline, 34 anos.
Onde moram: Maringá.
Perfil do papai: é chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB). Está representando todos os pais do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Ser pai é uma bênção de Deus! É o que torna o homem realizado enquanto ser humano, pertencente a esse mundo. Transforma-o para ter mais atenção, cuidado, responsabilidade, carinho e amor para o resto da vida”.
Priscila Caroline e Dennis Bertolini adoram ainda morar juntos
Edson Mitsuo Tiujo, 41 anos
Filhos: Felipe, 7 anos, e Daniel, 2 anos.
Onde moram: Maringá.
Perfil do papai: é professor do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP). Está representando todos os pais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“É ter que decidir entre o rigor e a brandura, e servir de exemplo, sabendo das tuas imperfeições. É querer orientar a trajetória dos teus filhos, reconhecendo as diferenças e individualidades. Enfim, é doação e entrega constante. Mas também é desfrutar das melhores sensações: sentir o amor e o carinho por meio do abraço apertado, perceber teu reflexo em cada gesto e comportamento e, acima de tudo, notar o quanto são amados e queridos”.
Edson Tiujo com os sorridentes filhos Daniel (mais novo) e Felipe
Fernando Rodrigues de Carvalho, 37 anos
Filhos: gêmeas Beatriz e Laura, de 11 anos, Benjamin, 9 anos, e Levi, 7 anos.
Onde moram: Umuarama.
Perfil do papai (foto dele com os filhos no início da reportagem): é professor do Departamento de Tecnologia (DTC). Está representando todos os pais do Centro de Tecnologia (CTC) e dos câmpus regionais da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Ser pai é divino, mágico e incrível. Ao mesmo tempo, não é trivial ser responsável pelo desenvolvimento de uma pessoa. Ser pai é abnegar-se de seu tempo e estar disposto a trabalhar arduamente para o bem-estar do filho. É esforçar-se para ser um bom exemplo. É ser paciente, amoroso, cuidadoso e protetor. É lutar para ser um homem melhor a cada dia”.
Julio César Guerreiro, 47 anos
Filhos: Arthur, 12 anos, e Matheus, 8 anos.
Onde moram: Umuarama.
Perfil do papai: é coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU) e professor do Departamento de Ciências Agronômicas (DCA). Está representando todos os pais do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e dos câmpus regionais da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Como pai redescobri sentimentos que estavam interiorizados e profundamente protegidos pelo passar dos tempos, e passei a vivenciá-los com tanta intensidade que acabei me tornando uma pessoa mais próxima da plenitude. Meus filhos me ensinaram a dividir e aproveitar todos os momentos de minha vida, e estar mais próximo de um ser criador manifestado através de seus sorrisos e carinhos”.
Arthur e Matheus (mais novo) com o pai Julio na fazenda da UEM em Umuarama
Tadeu dos Santos, 50 anos
Filha: Clara Mairi, 14 anos.
Onde moram: Maringá.
Perfil do papai: índio Kaingang, é professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). Está representando todos os pais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Ser pai é ver o filho crescer com vigor, sensibilidade, atenção à vida do próximo. É compartilhar cada momento da vida, ver a paisagem sendo desenhada no aprendizado e ser bom, poder testemunhar cada momento dessa caminhada junto de quem a gente ama”.
Tadeu, índio Kaingang e professor, com a gracinha da filha, Clara Mairi
Wanderley Dantas dos Santos, 49 anos
Filho: Luccas, 24 anos.
Onde moram: Maringá.
Perfil do papai: é coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC) e professor do Departamento de Bioquímica (DBQ). Está representando todos os pais do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEM.
Para você, o que é ser pai?
“Ser pai é proteger e guiar. Segurar no colo, mas ensinar a andar, segurar a mão, mas também deixar cair e levantar. Amar muito, e, por isso mesmo, confrontar e orientar com seus valores. Dar na medida do possível acesso à cultura (artes, filosofia, ciência, política, tecnologia, religião), incentivando um pensamento livre, crítico e solidário”.