A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu de forma remota a sessão solene de colação de grau a 264 formandos dos cursos ligados ao Centro de Tecnologia (CTC). A cerimônia, que aconteceu na noite desta quinta-feira (15), foi transmitida via YouTube e presidida pelo reitor Julio Damasceno.
Além do reitor, compuseram a mesa de autoridades o chefe de Gabinete da Reitoria, Alessandro Santos da Rocha, a pró-reitora de Ensino, Alexandra Abdala Cousin, e a paraninfa dos formandos, professora Tânia Nunes Galvão Verri, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU).
Damasceno parabenizou os formandos e lembrou que, mesmo durante a pandemia, a universidade não parou com as atividades graças às tecnologias desenvolvidas por profissionais que ocuparam o mesmo lugar dos neograduados. “Se analisarmos o nosso cotidiano, rapidamente entendemos a importância estratégica de cada um de vocês, formandos do Centro de Tecnologia da UEM. Se olharmos para trás podemos enxergar um grande avanço na forma de nos relacionarmos, na mobilidade, a questão energética e ambiental. E se olharmos para o presente, e sobretudo para o futuro, encontramos grandes potencialidades e desafios que vocês, certamente, irão participar e contribuir”, destacou Damasceno.
O reitor também citou mais um ranking, o Latin America University Rankings 2021, divulgado nesta semana, em que a UEM salta da 81ª para a 48ª melhor universidade da América Latina entre as 177 pesquisadas.
O Latin America University Rankings mostra que a UEM avançou 33 posições em relação a avaliação anterior
Aos construtores da sociedade para os próximos tempos, a paraninfa Tânia Verri os convidou a iniciarem a jornada descontruindo suas estruturas. “Comecem por desmontar a injusta distribuição de renda do país, descontrua a injustiça social, a segregação e a exclusão nas cidades, as assimetrias socioespaciais, impeçam a degradação do habitat, com desperdício de recursos que colocam em risco a humanidade com ações predatórias das terras agricultáveis, dos mananciais de água, e das áreas de proteção ambiental”, disse.
Verri finalizou sua mensagem incentivando que os neograduados participem ativamente da construção de um mundo justo, solidário amoroso e democrático. “Nós desenhamos, pois acreditamos que o mundo pode ser melhor do que é: sem fronteiras e em harmonia com a natureza e em paz com os povos”, concluiu.
Eduardo Tadeu Camarini, acadêmico do curso de Engenharia Civil, prestou o juramento em nome de todos os seus colegas. E a oradora geral foi Fernanda Tiemi Tanaka, aluna do curso Engenharia de Produção.
Colaram grau formandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Informática. Eles passaram a compor o rol de 76.468 graduados pela UEM.
Nesta sexta-feira (16), às 19 horas, acontece a colação de grau dos formandos dos cursos afetos ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).