O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou de reunião com prefeitos e secretários de municípios paranaenses, na manhã desta sexta-feira (21) em Maringá no Auditório Dona Etelvina, no Campus Sede da Universidade Unicesumar. O reitor da UEM, Julio Damasceno, compareceu ao evento destinado a apresentar os programas e investimentos disponíveis pelo Ministério da Educação (MEC).
A reunião também contou com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, juntamente com sua equipe, os quais realizaram atendimentos individuais e tiraram dúvidas dos prefeitos e secretários municipais de Educação.
Para o reitor Julio Damasceno a visita de Ribeiro foi importante, pois pôde esclarecer e ampliar a visão dos prefeitos e secretários da educação, a visar melhor aproveitamento dos programas do ministério, “podendo garantir aos estudantes ensino básico de excelência, oferecendo melhor suporte para a entrada deste aluno no ensino superior”, justifica Damasceno.
O evento foi uma oportunidade para o reitor da UEM apresentar a universidade ao ministro, a história de sua evolução, e os cursos e serviços oferecidos à comunidade de Maringá e região.
Na ocasião, Damasceno solicitou a Milton Ribeiro a manutenção de programas ligados ao MEC como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e Programa de Educação Tutorial (PET), importantes para a formação dos alunos dos cursos de licenciatura, conferindo aos egressos uma qualidade profissional distinta.
Além do mais, foram requeridos recursos para a manutenção e expansão do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap).
Carlos Tamanini (esquerda), prefeito do Câmpus da UEM, Marcelo Pontes (centro), presidente do FNDE e o reitor Julio Damasceno, em conversa pós-evento
Também nesta manhã, o prefeito do Câmpus, Carlos Tamanini, participou de reunião técnica com integrantes do FNDE, para buscar auxílio em pesquisas e expor as demandas da universidade quanto às obras financiadas pelo Fundo Nacional.
A UEM aguarda a liberação de recursos de convênios aprovados pelo FNDE para investir na melhoria da infra-estrutura dos Câmpus da universidade, como por exemplo a construção da Praça Central e Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), ambos no Câmpus Sede.
Ministro comprometeu-se a estudar e procurar atender às demandas da UEM.