Galeria de fotos da inauguração
Bastante reivindicado pela comunidade acadêmica, o Auditório da Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi inaugurado na manhã de hoje (21), com presença da Reitoria. Com 166 assentos, a área de 197 m² recebeu investimento de R$ 170 mil. Há acessibilidade, poltronas para pessoas com mobilidade reduzida e obesos, em conformidade com as normas técnicas, e palco de 48 m².
O auditório fica na entrada do Bloco P-03 do câmpus sede, em Maringá-PR, pelo acesso térreo do subsolo, próximo ao Bloco H-12 e em frente ao estacionamento da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH). “Além de um acervo qualificado, passamos a dispor de um espaço que irá propiciar conforto e acolhimento. O Anfiteatro da BCE contribuirá muito para promoção das discussões, visando cada vez mais o desenvolvimento da qualidade das pesquisas", registra Ademir Henrique dos Santos, diretor da BCE.
Julio César Damasceno, reitor da UEM, enfatiza que, “mesmo nas dificuldades, a UEM é forte, tem energia e cumpre com a sua função social!”. O professor aproveita para agradecer aos servidores da universidade pela total dedicação e por ajudarem a torná-la uma referência em todas as áreas do conhecimento no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. “Não há espaço mais importante aqui na UEM e em toda a nossa região do que o espaço que nós estamos [a BCE]. Aqui se concentra o saber”, discursa o reitor.
Para atender às comunidades interna e externa, a UEM conta com uma das maiores bibliotecas do interior do Brasil, com área de 13.298 m². Há 490 mil exemplares em acervo e os usuários têm acesso a cerca de 48 mil títulos de periódicos eletrônicos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A BCE da UEM recebe, fora de pandemia, em média 1,5 mil usuários por dia.
Além da BCE, a UEM conta com bibliotecas setoriais e seccionais. São elas: as bibliotecas da Matemática, do Direito, do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) e dos câmpus de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama (duas: do Centro de Tecnologia e da Fazenda).
Cerimônia
Além de Damasceno e Santos, a cerimônia de inauguração do Auditório da BCE recebeu as presenças de: Ricardo Dias Silva, vice-reitor; Alessandro Santos da Rocha, chefe de gabinete da Reitoria; Antonio Marcos Flauzino dos Santos, pró-reitor de Administração; Breno Ferraz de Oliveira, diretor de Extensão; Carlos Augusto de Melo Tamanini, prefeito do câmpus universitário; Fernanda Andréia Rosa, diretora-adjunta do Centro de Ciências Exatas; Geovanio Edervaldo Rossato, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); Marco Antonio Costa, diretor de Ensino de Graduação; e Nilza Sanches Tessaro Leonardo, diretora-adjunta do CCH.
Desenlace da fita inaugural (da esq.): Ricardo Dias, Ademir dos Santos, Julio Damasceno, Marco Costa e Carlos Tamanini
A obra
A conclusão da obra era aguardada desde 10 de julho de 2008, quando foi inaugurada a ala mais recente da BCE. O auditório foi concebido para “atender a qualificação do ambiente e, principalmente, o bem-estar dos usuários, seguindo as diretrizes estabelecidas pelos projetos de arquitetura, de arquitetura de interiores, luminotécnico, acústico, de áudio e vídeo”, sob supervisão dos professores Tânia Nunes Galvão Verri, diretora de Obras e Projetos, e Carlos Tamanini.
A Diretoria de Obras e Projetos (DOP) da Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU) da UEM elaborou um projeto de arquitetura de interiores que contempla, segundo Verri, “as poltronas do público, as poltronas para palestrantes no palco e toda a mobília de apoio aos eventos – mesa solene, mesa de som e rack do projetor”.
De acordo com Verri, a Diretoria de Serviços e Manutenção (DSM) e a Diretoria de Serviços Industriais (DSI) da PCU executaram obras civis, instalações elétricas e pintura, instalaram o sistema de áudio e vídeo e confeccionaram o mobiliário. Serviços prestados por terceiros: poltronas e equipamentos audiovisuais, instalações do forro de gesso acartonado, do painel em forro acústico, do sistema de refrigeração e do piso vinílico.