Para desenvolver diversas atividades com os alunos do curso de Letras e demais membros da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) duas assistentes de ensino de língua inglesa, Taylor Spratt e Terese Loudon Warn, de Chicago e Michigan (EUA) estão no câmpus-sede desde o último dia 5.
Elas vieram por meio do Edital (16/2019) do Programa Capes-Fulbright, do qual a UEM foi selecionada. O programa visa contribuir com os cursos de Letras, habilitação em Língua Inglesa, valorizando a formação e a relevância social dos profissionais formados no curso. As duas assistentes desenvolverão atividades na instituição até o mês de dezembro de 2022.
Na época, a proposta foi submetida pela professora Luciana Cabrini Simões Calvo, do Departamento de Letras Modernas (DLM/UEM), em conjunto com as outras professoras do DLM, Josimayre Novelli e Célia Regina Lessa Aleixo Devico, além da ex-coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Sandra Mara de Alencar Schiavi, e da professora do Instituto de Línguas (ILG/UEM), Milena Paula de Oliveira Alonso.
A coordenadora do projeto na UEM, Luciana Cabrini S. Calvo, disse que “as atividades desenvolvidas pelas assistentes estrangeiras devem contribuir com o aprimoramento linguístico e o desenvolvimento intercultural de todos os participantes, pois possibilitarão trocas de experiências e conhecimentos sobre o nosso contexto e o das assistentes”.
Para o coordenador do ECI, Marcio Pascoal Cassandre, “Taylor e Tera chegaram em um momento muito oportuno, pois estamos estruturando várias atividades de internacionalização que venham subsidiar as estratégias de internacionalização da UEM. Nossa comunidade acadêmica terá a chance de fazer trocas que fortaleçam o componente internacional nas suas experiências acadêmicas, profissionais e pessoais”.
Assistentes americanas TaylorSpratt e Terese Loudon Warn são recepcionadas no ECI
Quem são elas - Taylor Spratt, de Chicago, é graduada pela Faculdade de Antioch e possui mestrado em Educação Internacional e Comparativa pela Universidade Internacional da Flórida. Antes de vir para o Brasil, estava trabalhando como assistente de pós-graduação em pesquisas voltadas à educação/formação de meninas. Ela também desenvolveu pesquisas e projetos sobre os processos participativos nas escolas e municípios nos EUA e no mundo. Taylor fala espanhol e está aprendendo português aqui no Brasil. Entre as suas atividades favoritas: viajar, aprender idiomas e danças sociais.
Terese (Tera) Loudon Warn, de Detroit, Michigan, é graduada e possui mestrado em Serviço Social pela Wayne State University e bacharelado pela Michigan State University. Antes de vir para o Brasil, estava trabalhando como assistente social em as escolas públicas de Detroit. Ela ministrava aulas particulares para crianças com necessidades especiais. Tera fala espanhol e português como segundas línguas. Ela também possui os certificados Teaching English as a Foreign Language (TEFL) e Teaching English as a Second Language (TESOL). Seus hobbies: jogar roller derby e dançar Zouk.