A Insight Odonto, empresa júnior de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolveu o primeiro ecoponto para descarte adequado de escovas de dente do Brasil. A equipe de estudantes apresentou o projeto piloto hoje (07) de manhã que será iniciado na Clínica Odontológica da universidade.
Segundo William Filipin, presidente da Insight, a empresa tem muita preocupação com questões que envolvem a sustentabilidade e inovação e acreditam que iniciativas simples podem fazer muita diferença na vida das pessoas. “Nosso principal objetivo é a conscientização da população. A maioria das escovas dentais são jogadas no lixo e não recicladas. Todo esse plástico pode virar matéria-prima para fabricação de vários outros produtos”, ressalta.
Filipin ainda conta que a equipe tem buscado e firmado parcerias com o poder público local e com empresas privadas para a expansão e viabilização deste projeto. “Temos a intenção de multiplicar os ecopontos e esperamos que toda UBS da cidade possa ter um muito em breve. Futuramente também queremos levar o projeto para todo estado. Além disso, estamos buscando parcerias para que seja doada uma escova nova a toda pessoa que fizer o descarte em um dos nossos ecopontos”.
A professora que orienta as atividades desenvolvidas na Insight, Narumi Orita Pavan, diz que é um motivo de muito orgulho a concretização desta iniciativa. “Escolhemos a escova dental, pois simboliza muito nossa profissão. São mais de 3 milhões jogadas no lixo anualmente em Maringá e região metropolitana. Assim, pensando no que fazer para resolver este problema os alunos verificaram por meio de pesquisas que havia um projeto como este em Portugal e decidimos implantar essa ideia aqui”, destaca.
A Empresa - A Insight Odonto iniciou suas atividades recentemente, em janeiro deste ano, mas já se tornou uma das mais atuantes na área. É a primeira e única empresa júnior de odontologia do Paraná e surgiu com o propósito de incentivar o empreendedorismo e aproximar os alunos, futuros profissionais, do mercado de trabalho. Pautada na sustentabilidade, inovação e responsabilidade social desenvolve projetos que beneficiam estudantes, profissionais e comunidade geral.