Reitor Leandro Vanalli amplia cooperação internacional em evento que reuniu reitores de sete países
O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Leandro Vanalli, participou nos dias 23 e 24 de outubro, do 38º Encontro Internacional de Reitores da Rede Zicosur Universitário (Zona de Integração Centro-Oeste da América do Sul), realizado na Universidade de Antofagasta, no Chile. O evento reuniu reitores e assessores internacionais de instituições de ensino superior das 43 universidades que integram a Zicosur para discutir temas ligados à internacionalização, sustentabilidade e inclusão.
Há 28 anos, a Zicosur promove a cooperação entre os sete países que integram a rede: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Os representantes das instituições de ensino superior da Zicosur também participaram da 38º Plenária de Reitores e da 13ª Assembleia de Assessores Internacionais.
Segundo o reitor da UEM, a atual gestão tem intensificado as ações para ampliar a internacionalização e por isso a importância de estar presente ao evento. “A Zicosur Universitário é um espaço estratégico de integração acadêmica e científica. Participar deste encontro permite fortalecer as relações da UEM com universidades de toda a América do Sul e ampliar oportunidades de cooperação internacional. Buscamos firmar parcerias que tragam benefícios concretos para nossos estudantes, pesquisadores e para o desenvolvimento regional”, destaca Vanalli.
Com recursos próprios, a UEM está oferecendo dez bolsas para alunos de graduação de cinco universidades parceiras da Rede Zicosur cursarem um semestre letivo nos câmpus sede ou regionais.
O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Renato Leão Rego, complementa que a UEM já mantém acordo de cooperação com a instituição anfitriã do evento, consolidando uma parceria que tem gerado resultados expressivos em ensino e pesquisa.
“Por meio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), a UEM já ofertou turma de doutorado para docentes da Universidade de Antofagasta, além de promover a mobilidade acadêmica de professores e estudantes entre as duas universidades. As ações conjuntas têm fortalecido a internacionalização e o intercâmbio científico entre Brasil e Chile”, afirma Leão.
Universidades chilenas
Durante a visita ao Chile, o reitor Leandro Vanalli também esteve em Santiago, onde cumpriu agenda institucional em duas das principais universidades do país: a Universidade do Chile e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Chile).

Leandro Vanalli e Patricio Felmer
Na Universidade do Chile, Vanalli foi recebido pelo professor Patricio Felmer, que já esteve na UEM em atividades de cooperação acadêmica. As duas instituições mantêm um acordo vigente que prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos e a troca de experiências em áreas estratégicas.

Maria Montt, Leandro Vanalli e Juan Llera (Foto: Samuel Díaz Colmenares/Divulgação)
Na PUC-Chile, o reitor foi recebido pela pró-reitora de Relações Internacionais, Maria Montt, e pelo reitor Juan Carlos de la Llera. Reconhecida entre as melhores universidades da América do Sul, a PUC é referência em inovação e pesquisa aplicada. O encontro abriu caminho para novas possibilidades de colaboração entre as instituições.
A participação da UEM no encontro da Rede Zicosur e as visitas às universidades chilenas reforçam o compromisso da instituição com a integração acadêmica regional e a ampliação de parcerias internacionais, fundamentais para o avanço científico e a formação de excelência.

