Estão abertas as inscrições para a seleção de candidaturas ao mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para ingresso no ano de 2022. Inscrições até o dia 30 de novembro, pelo Sistema de Inscrições On-line disponível no website do PGM.
A confirmação da inscrição, por meio da entrega dos documentos listados no edital, será feita exclusivamente por e-mail. Os arquivos deverão estar em PDF e serem encaminhados para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Podem inscrever-se os candidatos que tenham graduação em cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia ou Ciências Biológicas. Profissionais de áreas afins podem solicitar sua inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pelo Conselho Acadêmico.
A seleção de candidatos será feita pelo Conselho Acadêmico do PGM a partir da análise dos Históricos Escolares e dos Currículos Lattes, conforme critérios estabelecidos para a seleção.
A divulgação da homologação das inscrições ocorre no dia 10 de dezembro; a aplicação da entrevista, de 13 a 17 de dezembro; e a divulgação do resultado final ocorre no dia 21 de janeiro de 2022.
O início das aulas está previsto para o mês de março de 2022.
Os cursos têm a duração média de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado.
Sobre o PGM
É o único curso dessa especialidade na região Sul do Brasil e, desde sua primeira avaliação (2004-2006), vem sendo qualificado como Programa de Excelência pela Capes, com Conceito 5.
O corpo docente é constituído por 12 professores permanentes, todos eles portadores de título de doutor, conferido por Instituições de Excelência tanto nacionais quanto internacionais, contratados em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide).
Os docentes atuam nas linhas de pesquisa em Genética Vegetal, Genética Quantitativa e Melhoramento Vegetal, Genética Molecular e de Microorganismos e Genética Animal. A competência do corpo docente do PGM, altamente qualificado, é demonstrada pelo elevado percentual de seus membros (81,8%) que são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, destacando-se 6 bolsistas produtividade CNPq Nível 1.
O PGM recebe auxílio financeiro, incluindo bolsas de estudo, da Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária, da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), da Embrapa, entre outras empresas públicas e privadas.