A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) vem, por meio desta nota, manifestar enorme preocupação com o corte orçamentário anunciado para Ciência no Brasil e repudiar a ação do governo federal, pois, caso confirmado, o ato irá refletir em prejuízos inestimáveis à Pesquisa, à Pós-Graduação nacional e, consequentemente, de modo irreparável e perene a programas e projetos de desenvolvimentos científicos e tecnológicos.
Na última semana, o governo federal, por meio de uma proposta sorrateira e equivocada do Ofício SEI 438/21/Ministério da Economia, cortou recursos destinados ao fomento da pesquisa brasileira na ordem de R$ 690 milhões, 90% de todo o orçamento previsto para a Ciência. Tais cortes irão impactar de maneira desastrosa na manutenção de bolsas, grupos de pesquisa, laboratórios, dentre outros inúmeros setores vinculados à Ciência, comprometendo estudos em todas as áreas do conhecimento, causando prejuízos a curto, médio e longo prazos no desenvolvimento científico.
Considerando o contexto, a Apiesp manifesta apoio ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – principal órgão nacional de fomento à pesquisa brasileira – pela manutenção do seu orçamento, em defesa da Ciência já ultrajada e castigada nos últimos anos pelo governo. Diante de tal arbitrariedade, a Apiesp vem reivindicar a governantes e parlamentares que seja revertida a ação, para que se devolva esperança à comunidade científica brasileira e horizonte a um país fatigado da política nefasta para a Ciência.