Estão reabertas as vagas para o processo de Acolhimento Psicossocial destinado a estudantes de cursos da graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Essa ação é uma iniciativa da Estratégia de Promoção da Saúde, da Convivência e da Diversidade na Comunidade Universitária (Sacodi) e integra o trabalho interprofissional de estudantes, docentes e agentes universitários de diferentes órgãos e setores da UEM como a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), Departamento de Psicologia (DPI), Ambulatório de Saúde e Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT).
O Acolhimento Psicossocial tem a finalidade de identificar estudantes da UEM que necessitem de atendimentos, orientações e cuidados em saúde mental.
“Nesse momento da pandemia da Covid-19, os atendimentos on-line têm se mostrado como recursos terapêuticos valiosos para acolhimento dos sofrimentos emocionais e psíquicos e para o desenvolvimento de recursos que visem a recuperação e a prevenção de agravos, mediante ao adoecimento”, explica Renata Heller de Moura, docente do Departamento de Psicologia.
Para receber os atendimentos e dar início ao processo, os interessados precisam preencher o formulário de inscrição e aguardar o contato para agendamento do atendimento remoto. Esses serão realizados por videoconferência, via Google Meet, por profissionais e estagiários da Psicologia e do Serviço Social da UEM, de forma gratuita.
O contato e a chamada para atendimento se darão por ordem de inscrição.
A chamada para iniciar o acolhimento será via e-mail institucional (e-mail utilizado para acessar as aulas e menus acadêmicos).