A Divisão de Estágios (ETG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já utiliza, desde novembro de 2020, um sistema totalmente digital para que os estudantes, docentes e contratantes possam cadastrar seus estágios e atualizar a documentação. Agora, mais uma atualização visa trazer praticidade e segurança para a tramitação dos estágios. Em agosto foi implementada a funcionalidade que permite a coleta digital das assinaturas.
Para utilizar o sistema, os alunos devem utilizar a senha e o e-mail dos portais da UEM. Todos os documentos e assinaturas são organizados pelo sistema, sendo que o contrato é gerado automaticamente, logo que preenchidos todos os dados. Junto do contrato é emitido um QR code, o qual precisa ser escaneado para acessar os documentos.
Desenvolvimento
O sistema foi desenvolvido junto ao Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e ao Núcleo de Educação a Distância (Nead). A diretora do Nead, Josimayre Novelli, conta que havia um grande volume de documentos referentes aos estágios, o que gerava demanda por um método que permitisse o manuseio deles com maior agilidade e rapidez.
O programa foi desenvolvido com recursos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por meio desta parceria foi contratado um prestador de serviços, o qual ao longo de seis meses trabalhou junto ao Nead e ao NPD na elaboração do sistema. Futuramente, graças aos bons resultados no uso pela ETG, o programa será utilizado pelos outros setores da universidade.