Serão abertas amanhã (25), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), as inscrições para o exame de acesso ao mestrado profissional, aplicado em rede nacional, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit).
Para a UEM estão sendo disponibilizadas 16 vagas. Os candidatos selecionados ingressarão no curso no ano letivo de 2022. Esses exames nacionais de acesso do Profnit se dão pelo menos uma vez por ano. O material pode ser visto na seção Memória da página de Internet do Programa.
Os candidatos devem seguir algumas etapas para que a inscrição possa ser homologada. Além de preencher o Formulário de Inscrição neste link a partir das 12h de 25 de agosto, precisam efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou obter o comprovante de Cadastro Único (CadÚnico) e, por fim, enviar, até às 18h do dia 31 de agosto, o comprovante de pagamento por meio do preenchimento do Formulário de Envio de Comprovante de Pagamento ou de CadÚnico.
O mestrado oferecido pelo Profnit tem como objetivo formar recursos humanos para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológico (NITs), determinada por lei, e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial governamental, organizações sociais, entre outros. Outras informaçoes sobre o processo seletivo podem ser obtidas aqui.
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com nota 4, o Programa é um curso gratuito e presencial, com prazo de conclusão de 24 meses. É coordenado pelo Conselho Gestor e Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide da Diretoria da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e do Ponto Focal Sede, que é a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) onde tem lugar as atividades do Profnit, incluindo a oferta de disciplinas acadêmicas e emissão de diploma de mestre, bem como por toda a gestão local do Programa.
Na UEM, o Profnit está ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). O Centro conta com profissionais vinculados aos departamentos de Administração, Direito Público, Direito Privado, Economia e Ciências Contábeis. Eles reúnem conhecimentos para a condução de disciplinas e atividades que se ocupam da aplicação de conteúdos no que concerne à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica, licenciamento e proteção da propriedade intelectual, políticas públicas, disseminação e transferência de tecnologia, negociação e gestão.