Começou nesta segunda-feira (9) e vai até o dia 6 de setembro a campanha "Todos por Um" promovida pelos cursos de graduação da área da saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de suas entidades estudantis e com o apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A ação tem o objetivo de promover e estimular a doação de sangue pelos alunos e pela sociedade em geral.
Com a chegada do inverno e o prolongamento da pandemia de Covid-19, os estoques de sangue do Hemocentro foram drasticamente reduzidos, afetando a produção de suprimentos sanguíneos aos serviços de saúde de Maringá e toda região. A iniciativa coincide com o início do ano letivo de 2021 e funciona como um trote solidário, não só aos calouros, mas também aos veteranos.
“A ideia da campanha surgiu da necessidade, cada vez maior, de integração e aproximação entre os cursos da saúde da UEM. Diante da necessidade local de repor os estoques de sangue, somado ao cumprimento do papel social de estudantes, nós convidamos as entidades representativas estudantis para somar forças em uma iniciativa conjunta e unificada. Também apresentamos a campanha na última reunião de conselho interdepartamental do CCS, em que obtivemos anuência e apoio dos coordenadores de curso e chefes de departamento presentes”, explica Matheus Beltrame, diretor científico do Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem).
Beltrame que está no 3º ano da graduação conta que a expectativa é conseguir reabastecer os estoques de sangue do Hemocentro, além de usar a campanha para ultrapassar o ambiente universitário e atrair a comunidade externa. “Orientamos os alunos participantes a também convidarem amigos e familiares para doar. Estamos buscando divulgações nas mais variadas mídias sociais. Também estamos em contato com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde para aumentarmos o impacto”.
Competição
Para o diretor do CCS, Miguel Machinski Junior, a ação é importante para aumentar o número de doadores neste período e vai ajudar a garantir o suprimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais. “Para incentivarmos os centros acadêmicos estaremos oferecendo um troféu/placa ao curso que conseguir o maior número de doadores, é uma campanha em prol da vida e como universidade pública é fundamental propagarmos o bem comum e tão necessário como o suprimento de sangue e hemoderivados”.
Para participar os estudantes precisam comparecer ao Hemocentro ou agendar seu horário on-line no site do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). No dia da doação, é necessário dizer que está contribuindo com a campanha “Todos por um” e enviar uma foto ou o comprovante de doação para os organizadores. A contabilização das doações será feita ao final da ação para verificar qual curso foi o vencedor dessa competição do bem.
A organização é feita pelos centros acadêmicos, atléticas, programas de educação tutorial (PET) e outros projetos dos cursos de Medicina, Odontologia, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem.
Doe você também
A participação na campanha está aberta a todas as pessoas, estudantes ou não, independente do curso. Lembrando que para fazer o procedimento é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento de identificação com foto. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.
O Hemocentro Regional de Maringá está localizado na Avenida Mandacaru, nº 1600. Mais informações pelos fones: (44) 3011-9400 e 3011-9151. Os doadores poderão comparecer ao Hemocentro de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30 ou aos sábados das 7h às 12h30 ou agendar um horário por meio do site clicando aqui.