A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição de ensino e como tal leva também a arte à comunidade, disponibilizando espaço físico e apoio logístico para a realização de eventos de extensão relativos às manifestações artísticas em todas as áreas. O projeto Desfile de Bandas e Fanfarras na UEM é uma manifestação da cultura de música marcial.
O evento visa disponibilizar espaço para que artistas do gênero (maestros, músicos, corpo coreográfico - a maioria formada por crianças e jovens), possam apresentar o seu trabalho para um público em geral.
O Desfile de Bandas e Fanfarras na UEM é um encontro de bandas e fanfarras, uma manifestação cultural para a comunidade através de apresentação pública e, ao mesmo tempo, uma confraternização entre músicos, artistas e comunidade.
Eventos como este, estimulam o aprendizado da arte da música nos jovens, possibilitando a eles uma perspectiva de vida mais positiva e inclusiva.
As bandas e fanfarras realizam um trabalho de popularização da música marcado pelo ensino da mesma, por meio do compartilhamento de conhecimentos musicais com fins educativos, culturais e sociais. Elas também têm um papel significativo no que diz respeito à formação e construção da identidade dos músicos mais jovens.
Segundo Dayrell, “as bandas musicais, além de permitirem uma profissionalização via música, possibilitam aos jovens reconhecerem-se como sujeitos que atuam no mundo, dando-lhes condições de criarem novos projetos de vida.” (DAYRELL, 2002).
A participação em grupos contribui para a construção da identidade do indivíduo, entretanto, o grupo musical, a banda de música especificamente, possibilita inúmeras outras formas de construções de identidades e afetivas.
Apoiar eventos que disponibilizam a divulgação e propagação da cultura de bandas e fanfarras é gratificante e necessário. Além de proporcionar momentos de entretenimento e diversão para o público em geral, o projeto Desfile de Bandas e Fanfarras na UEM serve de estímulo para o aprendizado da música, a inclusão social, o convívio em equipe, a disciplina, o espírito cívico, o respeito e manutenção da tradição, a construção da identidade coletiva, entre outros benefícios para jovens e adolescentes.
“Abrir espaço na UEM para eventos desta natureza é abrir espaço para a cultura, educação, civismo e motivação de jovens e adultos.” (Ricardo Viana).