O Instituto Médico Legal (IML) de Maringá recebeu a doação de um Equipamento Odontológico da empresa Equiponorte Multi, representante da marca Dabi Atlante na cidade. A ação foi articulada pelo professor Luiz Fernando Lolli, da área de Odontologia Legal e Deontologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Lolli é responsável por um termo de convênio entre a UEM e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, que inclui o IML de Maringá. O acordo conta com o apoio da chefia do Departamento de Odontologia (DOD), da coordenação geral e administrativa da Clínica Odontológica (COD), e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM (PEC).
“Desde 2020, estamos promovendo uma maior aproximação entre a UEM e a Polícia Científica do Estado do Paraná, em especial, na cidade de Maringá. Por meio do convênio, projetos de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços estão sendo planejados, com várias ações já em andamento. O equipamento odontológico cedido, graças à sensibilidade e responsabilidade social da empresa Equiponorte, aprimora as ações do IML no atendimento à comunidade. Especialmente na Clínica Odontolegal, porque permite uma melhor qualificação e quantificação de danos em pessoas com lesões na região de cabeça e pescoço, especialmente, com comprometimento de dentes e demais estruturas do complexo bucomaxilofacial”, salienta o professor.
O IML de Maringá é um dos institutos do Paraná (o outro fica na capital) a oferecer o serviço de Odontologia Legal, tanto no atendimento clínico forense quanto no necrotério. Neste segundo setor, desenvolve ações estratégicas para a identificação humana. O Departamento de Odontologia da UEM também tem dado apoio aos diagnósticos de imagens para os processos de identificação de corpos esqueletizados.
Cadeira de atendimento odontológica doada para o IML de Maringá
Doação - Ormísio Romeu de Souza, proprietário da Equiponorte Multi, há 40 anos no mercado de equipamentos odontológicos em Londrina e Maringá, disse que a doação vem atender a uma solicitação de parceiros antigos: os doutores Angelo Pavan e Luiz Eduardo Lolli. “Somos parceiros deles e da UEM há muito tempo. Porém, o que mais nos motivou foi ajudar o IML e a comunidade. Como não havia estrutura no Instituto, a realização de exames se tornavam mais complicada. Acreditamos que o equipamento vai ajudar muito os funcionários do IML e às pessoas que são atendidas por eles e pela UEM”, disse Souza.
O empresário participou da entrega do equipamento, na manhã da terça-feira, 20 de julho, junto com a chefe adjunta da Polícia Científica de Maringá, Larissa Barros Costa Macedo Martins, e os professores Débora Sant’Ana e Luiz Lolli, além do funcionário da Equiponorte, Gabriel Felipe Coleone.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, comemora o crescimento das ciências forenses na UEM e informa que já há o planejamento de ações futuras. “Nossa parceria com a Polícia Científica visa troca de conhecimentos e com o IML já estão sendo viabilizadas oportunidades de projetos em conjunto e apoio mútuo”, finaliza a professora, que ensina Anatomia na Universidade.