A rede de pesquisadores Manna Team está promovendo uma ação inédita de engajamento entre estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação e que alcança também os cidadãos externos à comunidade acadêmica. O time abriu vagas para influenciadores que queiram se engajar em ações de popularização da ciência, produzindo vídeos para as plataformas Tik Tok e Instagram.
Coordenado pela professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Manna Team é responsável pelo Ecossistema Manna de Educação 5.0, que realiza ações relacionadas à pesquisa, ao ensino, à extensão inovadora, à difusão, ao florescimento e à popularização da ciência.
Manna – O Ecossistema Manna é organizado em projetos de extensão inovadora, que recebem o título Manna Academy, e também por projetos de pesquisa e inovação nas áreas de Internet das coisas, Internet dos drones, Internet robótica das coisas, Internet de todas as coisas, Inteligência artificial e Ciência de dados, que são organizados no Manna Science.
O Tik Tok é uma plataforma que se tornou muito popular, principalmente entre os mais jovens. O aplicativo é baseado no entretenimento com a produção de vídeos curtos e vem conquistando cada dia mais novos usuários. Uma das categorias de destaque no aplicativo são os vídeos de dança, porém, existem muitas outras possibilidades.
“A ideia é conseguirmos alcançar muitas crianças e jovens e usar o poder do Tik Tok para engajar, treinar e divulgar a ciência. Se queremos conquistar uma geração, temos que estar onde eles estão! Como já dizia Milton Nascimento: ‘todo artista tem que ir onde o povo está’. Esta é a hora das universidades chegarem a este século e a esta geração. Nossos cientistas juniores vão divulgar a ciência usando a plataforma que mais gostam, o Tik Tok. O Manna Team vai estar “on” com tudo isso”, explica a coordenadora Linnyer.
Atualização – A ação tem o objetivo de trazer novos membros para o Manna, em especial participantes que estão na faixa etária dos usuários dessas plataformas, que inclui as gerações alpha (nascidos a partir de 2010), Z (nascidos a partir de 1996) e millennials (nascidos entre 1981 – 1996). As vagas para o Manna Tik Tok serão definidas por um Edital de Seleção a ser divulgado em agosto, mas o grupo já criou um formulário com o objetivo de conhecer a demanda e o perfil dos interessados.
“A ideia é fazer do Manna Tik Tok um grande hub de encontros de estudantes de diferentes partes do Brasil e do mundo. Doutorandos, mestrandos, graduandos, professores, estudantes da educação básica e até os extraterrestres estão convidados a preencher o formulário até o dia 2 de agosto”, comenta Felippe Fernandes, aluno de mestrado do Manna Team.
As inscrições podem ser feitas por estudantes de todo Brasil. É importante destacar que os pais, professores e responsáveis também são parte do Manna Team e das ações com o Tik Tok. No caso dos menores de 18 anos, é necessária a autorização expressa dos pais e/ou responsáveis para a participação.
Confira o cronograma do Manna Tik Tok:
2/8 - Data limite para preenchimento do formulário demonstrando interesse em participar;
10/8 - Divulgação do Edital para inscrições para o treinamento e para seleção dos novos membros do Manna Team;
15/8 - Data limite para inscrição o Edital de Seleção;
31/8 - Divulgação dos selecionados para serem influenciadores Manna;
05 a 30/09 - Treinamento totalmente on-line (1 a 2 horas por semana);
10/10 - Data limite para produção dos materiais com tutoria do Manna;
15/10 - Apresentação dos conteúdos na Expo Manna durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;
Mais informações podem ser encontradas no Instagram @manna_team e no site manna.team.