Diante do cenário desafiador provocado pelo recente aumento de casos de Covid-19, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) reabriu esse semana 10 leitos de enfermeira destinados ao tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.
Esses leitos haviam sido desativados, pelo Governo do Estado, em meados de outubro do ano passado quando ocorreu a redução do número de casos. Com essa reativação, o HUM volta a ter 50 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 20 de UTI e 30 de enfermaria, todos eles na nova ala do hospital que começou a funcionar em 2020 ainda no início da pandemia.
A diretora médica em exercício, Daniela Álvares Matsumato, explica que mesmo após a desativação, os 10 leitos continuaram sendo usados como sala de observação do pronto-atendimento respiratório. “Somos referência no atendimento para a macrorregião noroeste do estado que engloba vários regionais de saúde. Hoje oficializamos novamente estes leitos para a assistência dos pacientes com a doença encaminhados via Central Reguladora e SAMU”.
Daniela destaca que a reabertura dos leitos é muito importante para o enfrentamento da pandemia, pois contribuirá para desafogar a fila de espera de pacientes graves que necessitam de atendimento. “Conseguimos concentrar nossos esforços para atender melhor a população e poder salvar o maior número de vidas”.