O Manna Academy, um dos projetos do Ecossistema Manna Team, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi selecionado para participar da iniciativa internacional “Garotas STEM - Formando futuras cientistas”. Das 179 propostas apresentadas, apenas doze foram contempladas. O Manna Academy é o único projeto do Paraná e já está participando de ações de capacitação oferecidas pelos organizadores do edital.
A iniciativa internacional “Garotas STEM” tem o objetivo de oferecer apoio financeiro e técnico a doze projetos já desenvolvidos em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais de todo o Brasil, que incentivem a inclusão das estudantes de ensino fundamental e médio nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação.
A iniciativa é do British Council em parceria com o Museu do Amanhã. O British Council tem como missão fortalecer as relações culturais e educacionais entre o Brasil e o Reino Unido através do compartilhamento de boas práticas e ideias inovadoras nas áreas da educação, inglês, ciência, artes, sociedade e empreendimento criativo/social. Entre as iniciativas está o programa Mulheres na Ciência, liderada pelo British Council Brasil objetiva promover uma ciência mais diversificada e representativa de gênero.
Já o Museu do Amanhã explora as oportunidades e os desafios que a humanidade tem de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência, por isso, promove ações de educação, ciência e cultura.
Os projetos selecionados na chamada do “Garotas STEM” receberão apoio por meio de recursos financeiros e treinamento em ensino de ciências e gênero. “O Manna Team sempre buscou a sua internacionalização. Além dos doutorados em cotutela, das parcerias internacionais, da participação em eventos internacionais e dos estágios internacionais, o grupo tem realizado importantes parcerias e participado de iniciativas tais como ‘Programa STEAM & English Immersion Brasil’, em 2020, e do ‘Garotas STEAM’, do British Council, agora, em 2021. Somos 194 membros de várias instituições [UEM, IFPR, IFSP, UTFPR, UFPR, IESB, UFV, UFMG, UnB, entre outras] fazendo pesquisa, extensão, ensino, inovação, difusão e tudo isso com viés internacional”, explicou a professora da UEM, Linnyer Ruiz Aylon, coordenadora do Projeto.
Treinamento – As equipes dos projetos escolhidos ganharam o direito de participar de atividades de treinamento, que estão sendo ministradas pelo STEM Education Hub, uma parceria entre o King's College London e o British Council. Essa iniciativa visa promover a cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação e incentivar o ensino, aprendizagem e difusão das ciências, voltados à promoção de uma educação de qualidade para todos e todas.
“O treinamento tem como objetivo introduzir novas metodologias e abordagens de ensino de ciências e gênero, a troca de experiências, além do desenvolvimento de novas ferramentas para sustentabilidade dos projetos. Sabemos também que esta é uma grande oportunidade para parcerias e para a ampliação do alcance do Manna Academy”, disse Linnyer Aylon.
Daniela Flôr, professora do Instituto Federal do Paraná – campus Paranavaí, e membro do Manna Team, também está participando das oficinas. "Como promover o surgimento de uma nova geração de profissionais mulheres em STEAM, que é a sigla, em inglês, para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, comprometidas com a ética e com a transformação social? Esta é a questão que buscamos responder", informou a professora. As atividades do treinamento começaram no dia 6 de maio e vão até 24 de como mostra o cronograma abaixo.