Com visual moderno, informações fáceis de serem encontradas e responsividade ao internauta (layout adaptável a variados dispositivos, como smartphone), a Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está lançando seu novo site oficial. As comunidades acadêmica e externa, em especial os estudantes e os interessados em ingressar na universidade, estão convidadas a acessá-lo por meio deste link.
“Com esse novo layout do site da PEN, num visual moderno, possibilitará maior uniformização de informações”, fala Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, pró-reitora de Ensino da UEM. “Importante destacar que o distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19 tornou o panorama da educação superior ainda mais desafiador, com implantação do ensino remoto e do teletrabalho. Assim, é fundamental que tenhamos canais de comunicação mais inovadores, que executem o papel de difundir informações institucionais e contribuir para a formação dos nossos acadêmicos”.
Conteúdos disponíveis
No site da PEN-UEM, o usuário encontra portarias, editais, normas da graduação, regulamentos de estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Também vê o Projeto Institucional de Inclusão Digital, programas, projetos, organização administrativa e cursos de graduação (com respectivos projetos pedagógicos e lista de coordenadores). “Este modelo, baseado em blocos de assuntos e ações desenvolvidas pela PEN, facilita a manutenção da página e a visualização por parte dos usuários”, frisa a pró-reitora.
O site disponibiliza informações sobre eventos, as lives da “Conversa PENsada”, formas de contato com a PEN (inclusive nas mídias sociais) e agrega outros links importantes, como do Portal da UEM e dos sites da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), da Biblioteca Central (BCE), do Vestibular e do Núcleo de Educação a Distância (Nead).
A reformulação do site – O período de reformulação do site da PEN-UEM foi de quatro meses, conforme conta José Luís Ferreira, assessor técnico em informática da PEN-UEM, o responsável pelo desenvolvimento do novo site e também gerenciador de seus conteúdos. Foram usadas as linguagens de programação PHP, Javascript, HTML e CSS.
“No processo de desenvolvimento foram colocados como objetivos que o site tivesse um layout clean [limpo], com navegação intuitiva e que todo o conteúdo pudesse ser visualizado com qualidade por meio de dispositivos móveis, facilitando o acesso às informações”, explica Ferreira.