Projeto já oferecia vagas para filhas de servidores da UEM; aulas são gratuitas e para turmas de 6 a 12 anos
O esporte olímpico “Ginástica Rítmica” (GR), mundialmente reconhecido e que foi globalmente assistido nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, está sendo oferecido pelo projeto de extensão “Escola de Ginástica Rítmica”, do Departamento de Educação Física (DEF), para filhas de servidores da UEM e de membros da comunidade externa.
As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR/DEF), com disponibilidade de 30 vagas. O telefone para contato é 3011-4315.
O projeto é coordenado pela professora Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, que já trabalhou com modalidade em diversas frentes como treinadora, árbitra, e gestora em órgãos como Federação e Confederação Brasileira de Ginástica.
A professora também é pesquisadora da área e uma das autoras do Documento “Modelo de Desenvolvimento de Ginastas de Ginástica Rítmica no Brasil”, da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançado em dezembro de 2024.
Destinadas às crianças e adolescentes, as aulas, gratuitas, ocorrem no Bloco M08, no câmpus sede, onde está a sala de ginástica do DEF, que dispõe de todos os aparelhos utilizados no esporte. São oferecidas turmas para a faixa etária entre 6 e 12 anos. No horário das 14h às 15h, são ofertadas turmas de 6 a 8 anos e de 9 a 12 anos.
O projeto conta ainda com a participação de graduandos do curso de Educação Física orientados pela professora Barbosa-Rinaldi, expert na área da ginástica.
A ginástica rítmica é praticada na cidade de Maringá desde a década de 1980. A participação das professoras do DEF foi fundamental para a difusão dessa modalidade esportiva. O esporte é caracterizado por movimentos ginásticos acompanhados de música e pelo uso de aparelhos manuais, como corda, arco, bola, maças e fita.