Em nota, o cantor afirma que não foi barrado, mas a premiação destinou a Milton um lugar na arquibancada, desconsiderando seu prestígio e idade avançada
Nesse domingo (03) o Brasil teve a infeliz experiência de presenciar o desrespeito por parte da premiação Grammy Awards ao cantor Milton Nascimento. Concorrendo na categoria de Melhor Álbum de Jazz com Vocal, juntamente com a cantora estadunidense Esperanza Spalding, Milton foi impedido de entrar na da área principal do evento, onde estavam os artistas indicados. Spalding, que teve o direito de entrar na área principal, protestou com uma placa dizendo “This living legend should be seated here” (“Esta lenda viva deveria estar sentada aqui”). Nessa segunda feira, o perfil oficial do cantor expôs uma nota sobre o ocorrido:
"Esclarecimento:
O cantor e compositor Milton Nascimento não foi barrado e nem privado de ter um assento na cerimônia principal do Grammy.
Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas.
Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo.
Tendo em vista a carreira vitoriosa, o
reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal.
Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando.
O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento.❤️"
Milton Nascimento é um dos cantores mais respeitados da música brasileira e internacional, que já lançou clássicos históricos como o álbum Clube da Esquina e já venceu o Grammy Awards em 1998 na categoria de Melhor álbum de world music pelo disco Nascimento.