Departamento de Enfermagem prevê intercâmbio de alunos e professores com outras universidades latinas
O Programa de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe, neste mês, a visita do pesquisador colombiano Jesus Zuniga, professor da Universidad Antonio Nariño, na Colômbia. Ele veio para conhecer as políticas adotadas pela UEM no acolhimento dos estudantes indígenas, mais especificamente no Programa de Pós-graduação em Enfermagem.
O pesquisador está sendo recepcionado pelo professor daquele departamento, Mayckel Barreto, que tem apresentado os estudos sobre as populações migrantes, refugiadas e a interculturalidade. “Sabemos, ou pelo menos imaginamos, que não é um processo fácil o indígena ter que sair da sua terra, com seus costumes, a sua cultura, chegar numa universidade e receber um choque cultural. Muitas vezes, os indígenas acabam vivenciando situações de preconceito e coisas assim. E é importante a universidade estar atenta a esses estudantes”, resumiu Barreto.
Por outro lado, há mais de quatro anos, Zuniga vem estudando a formação dessas populações e é um especialista nessa área. Ele também fez um estágio de doutorado no México onde também se interessou pela realidade dos estudantes indígenas mexicanos. Na UEM, o colombiano elogiou a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) que atua de forma interinstitucional para viabilizar aos povos indígenas, o acesso, a permanência e a conclusão nos cursos de graduação nas universidades públicas do Estado do Paraná.“É uma forma do estudante indígena se adaptar aos processos pedagógicos. É inovador”, comentou o colombiano.
Atualmente, o Departamento de Enfermagem da UEM conta com três estudantes indígenas que participam desse estudo, por meio de entrevistas. O objetivo é distinguir as características ou as relações que existem entre os estudantes indígenas de México, Colômbia e Brasil.
Zuniga vai agora finalizar o estágio de “doutorado de sanduíche” (nome dado ao programa de doutorado que é parcialmente realizado em outra instituição brasileira ou estrangeira) e ainda vai ministrar uma aula na graduação em Enfermagem da UEM.
A partir da vinda do Jesus Zuniga, foi aberto um canal de comunicação entre a UEM e a Universidade Surcolombiana (Colombia), onde ele fez o doutorado, assim como a Universidade Antônio Nariño, onde é professor. Surge uma possibilidade de intercâmbio para alunos e docentes e o desdobrando para diversas ações.