Inspiração para obra de Verônica Müller surgiu em atividade com alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM
Amizade, bondade, alegria, medo, vergonha, decepção. Sentimentos comuns na infância e em todas as fases da vida são os fios condutores de “A Menina Observadora que Costurava Ideias 2 - A Carta”, livro infantil que será lançado em Maringá neste final de semana (19 e 20).
Escrita em quatro idiomas - português, inglês, francês e espanhol - a obra é de autoria da educadora Verônica Regina Müller, professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisadora do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (NPCA/UEM).
A produção e a promoção do livro contam com apoio da Sociedade Literária Livros e Risos, grupo de leitura maringaense fundado em 2008. Conforme a autora, o objetivo não é comercializar os exemplares, mas distribuí-los em escolas, entidades e organizações não governamentais (ONGs). A tiragem inicial é de mil cópias impressas, mas a obra também pode ser acessada gratuitamente no formato e-book e deve ser enviada a mais de 60 países.
“Fazemos a entrega para algum educador que queira trabalhar pedagogicamente com o livro. Quando o educador inicia esse trabalho, os alunos também recebem, cada um, um exemplar”, explicou Müller. “Mas temos visto que os livros têm interessado não só às crianças, como também aos adultos. A história trata de sentimentos que são humanos, ou seja, não só de crianças. Talvez, por isso, interesse a outras gerações também”, relatou a autora.
Em “A Menina Observadora que Costurava Ideias 2 - A Carta”, Müller dá vida a uma carta escrita pela protagonista, que relembra histórias de sua infância e seus amigos animais falantes oriundos de diferentes países. A personagem, de cor azul e cujo nome pode ser definido pelo leitor, costura ideias por meio dos acontecimentos da narrativa e de conhecimentos difundidos por pensadores históricos, como Hipátia de Alexandria, e cientistas modernas, como Asha de Vos.
Além de colagens e ilustrações em cores vivas, a obra também reserva espaços para jogos e atividades práticas a serem desenvolvidos pelo leitor. Elementos importantes da aprendizagem infantil, como o alfabeto, o mapa-múndi e os números de zero a dez, também estão presentes ao longo das 19 páginas.
“Há vários aspectos pedagógicos no livro, que trata de questões universais sobre o que é ser criança, e por isso é escrito em diferentes idiomas. O mapa-múndi, por exemplo, pode ser a representação realista de um mundo que existe e que podemos habitar. É o entendimento de que tem mais gente nesse mundo e que todas as pessoas do mundo têm o mesmo valor”, detalhou a autora.
Inspiração
O novo volume é a sequência de “A Menina Observadora que Costurava Ideias”, publicado por Müller há dois anos. A obra alcançou uma tiragem de seis mil cópias, distribuídas gratuitamente a escolas, ONGs, psicólogos e educadores, principalmente de Maringá e região. O e-book também foi enviado e mais de 60 países do globo.
A inspiração de Müller para a parte dois surgiu de uma atividade realizada por professoras do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM. Após a leitura do primeiro volume, estudantes do 6º ano do ensino fundamental escreveram cartas para a menina observadora, protagonista da obra, que foram respondidas individualmente pela autora.
“Fiquei fascinada por essa experiência. Nas cartas, várias crianças pediram que a menina observadora contasse mais vivências da infância dela. E resolvi que ela contaria, em uma carta, mais uma memória de sua infância, para dar continuidade a essa relação com as crianças”, relatou Müller.
A construção completa da obra durou cerca de seis meses. Em abril, Müller iniciou a produção da narrativa. Ela também foi responsável pelas ilustrações e colagens, bem como pelo planejamento gráfico. A ideia é que as crianças do CAP que inspiraram a criação da obra também recebam exemplares. “Até porque, na verdade, esse livro também é uma carta em resposta a elas”, finalizou.
Lançamento
O livro “A Menina Observadora que Costurava Ideias 2 - A Carta” será lançado em dois eventos neste final de semana. No sábado (19), às 19h30, a autora comparece ao jantar Livros e Risos na Rua Minas Gerais, 190, bairro Vale Azul, em Sarandi-PR. Informações sobre a aquisição de convites podem ser obtidas com o telefone e WhatsApp (44) 99159-0749.
Já no domingo (20), o livro será lançado em evento aberto na parte da manhã, a partir das 9h, na antiga rodoviária do Distrito de Iguatemi, localizada na Avenida Vereador Antonio Bortolotto, ao lado da igreja. Organizada pela casa assistencial A Caminho da Luz, a ação incluirá entrega de brinquedos e doces para crianças, além de sessão de autógrafos da autora.
NPCA/UEM
Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM, o NPCA é um programa de assessoria, capacitação, incidência social e produção científica sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Criado em 1992 sob o nome de Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), o núcleo foca seus esforços em pesquisa aplicada e divulgação de práticas e conhecimentos sobre a temática específica da infância e da adolescência, bem como estabelece parcerias com entidades públicas, privadas e da sociedade civil.
A iniciativa prioriza a participação de diversos atores sociais, como professores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, servidores técnicos da Universidade e estudantes.
Sobre a autora
Pesquisadora e membro da coordenação do NPCA, Verônica Regina Müller é professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM.
A educadora tem licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorado em História da Educação Social Contemporânea pela Universidade de Barcelona e pós-doutorado na mesma instituição.
Atualmente, Müller preside a Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar), que representa o Brasil na Dynamo International - Street Workers’ Network (DI-SWN).