As entrevistas vão ao ar na UEM FM e canal da UEM TV no Youtube, obedecendo a ordem feita por sorteio
Os cinco candidatos à Prefeitura de Maringá foram entrevistados pela UEM FM e UEM TV na manhã desta terça-feira (01/10). Foi uma oportunidade para cada um fazer suas análises, observações, relacionamento e projetos entre o Município e a Universidade Estadual de Maringá.
As entrevistas vão ao ar nesta quarta (2) na UEM FM 106,9 (9h e 16h) e estarão disponíveis no canal da UEM TV no Youtube, obedecendo a ordem estabelecida por sorteio: Silvio Barros (PP), Humberto Henrique (PP), Pastor José (Mobiliza), Edson Scabora (PSD) e Evandro Oliveira (PSDB).
Todos responderam quatro perguntas formuladas pela Assessoria de Comunicação da UEM por meio do apresentador Marcelo Galdioli. Eles foram questionados sobre suas relações com a Universidade, a contribuição histórica da UEM para Maringá e como esperam contar com a Universidade em seus possíveis mandatos.
Na sequência, falaram sobre os projetos que pretendem implementar para fortalecer a UEM e sua missão regional, e de que forma. Cada candidato teve 15 minutos para responder às perguntas.
Todos convidados foram recepcionados pelo reitor Leandro Vanalli. "A UEM, como uma instituição de ensino superior comprometida com a sociedade, reconhece a importância de abrir espaço para que os candidatos à Prefeitura de Maringá apresentem suas propostas, tanto para a universidade quanto para a comunidade em geral”.
O reitor entende que ao promover essas entrevistas pela UEM FM e UEM TV, a Universidade contribui diretamente para o fortalecimento do processo democrático. “Essa iniciativa permite que a comunidade acadêmica e os eleitores da cidade conheçam melhor os planos dos candidatos e façam escolhas informadas, baseadas em um diálogo transparente e acessível”.
“Além disso, o envolvimento da UEM nesse processo reafirma nosso papel como um espaço de reflexão e debate, sempre em busca do melhor para a universidade e para a sociedade. O fortalecimento da relação entre o município e a UEM é essencial para o futuro da região e é um dever contribuir com esse processo como instituição pública ”, finalizou Vanalli.
No final das entrevistas, junto à reportagem da UEM FM, os candidatos comentaram sobre a importância do relacionamento entre o Município e Universidade.
“A UEM é, obviamente, uma das instituições mais fortes do município e que mais agrega valor e conhecimento na era do conhecimento. Então, eu diria que é uma oportunidade de se buscar a construção de uma ponte mais forte que seja mais utilizada pelos dois lados. Que a Universidade tenha a parceria da Prefeitura nos desafios que ela precisa enfrentar e que nem sempre consegue só com os recursos que vêm do Governo do Estado”, Silvio Barros.
.“É muito importante para a democracia que haja essa ligação, que o Poder Executivo esteja próximo da UEM, considerada uma das melhores da América Latina. A Rádio UEM-FM contribuiu muito para que o processo democrático e também para que os eleitores e eleitoras, tanto da Universidade como da comunidade em geral, possam avaliar as propostas e escolher o melhor candidato para poder administrar a nossa cidade”. Humberto Henrique.
“ Nós precisamos discutir aquilo que é de grandeza para a nossa cidade, o que é necessário ser realizado. E não existe um outro lugar acadêmico onde se discute ideia, onde se traz riqueza para o aprendizado juntamente com a UEM, Eu estou à disposição de toda a diretoria da UEM para, juntos fazer um excelente governo na cidade de Maringá”. Pastor José.
“Temos que expor ideias. O que é campanha eleitoral? É uma exposição de ideias e essas ideias precisam chegar nas pessoas. E as mídias hoje, rádio, televisão, Instagram, Facebook, são importantes para isso. Então, agradeço à UEM pelo convite de expor aqui as minhas ideias e que essas ideias cheguem ao maior número de pessoas possível”. Edson Scabora.
“É necessário um diálogo com todos para saber também quais são as suas propostas (e saber se ele vai ser realmente o parceiro da instituição. E a UEM é uma referência, não temos o que falar em relação à UEM. E eu vejo que aqui nós temos pesquisadores e tem pessoas com conhecimento suficiente para agregar ao município. E ela sempre foi agregadora também. Maringá também deve muito à UEM por ser a grande cidade que é”. Evandro Oliveira.