Serão cinco apresentações de jovens instrumentistas, incluindo pianistas, orquestra, coros e flautistas da Escola de Música da universidade
Jovens instrumentistas da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) são os convidados da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) no mês dedicado à música. Os concertos estão agendados para Auditório Joubert de Carvalho, do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) e no Teatro Calil Haddad. Serão cinco apresentações com entrada franca (confira a agenda no final da matéria).
A primeira participação será na quinta-feira (22/08) às 19h30, no CAC, com “Pianistas em Recital”; Trata-se de uma ação da Habilitação em Instrumento (Piano) da UEM sob a coordenação do Prof. Dr. Alfeu Araújo. O repertório apresenta a diversidade da música de concerto e música brasileira realizada pelos discentes regularmente matriculados no curso. Todo o repertório é construído e desenvolvido através do diálogo com todas as disciplinas do Projeto Político e Pedagógico do Curso de Música, concretizando o processo formativo.
O Coro Escola Universitário também estará presente no Mês da Música, no dia 23, no Teatro Calil Haddad. Iniciou seus trabalhos em agosto de 2004, completando 20 Anos de atividades corais ininterruptas. É formado por integrantes da Comunidade interna da UEM e externa e tem a coordenação, direção musical e orientação em Regência da professora Andréia Anhezini.
O Coro se tornou também uma escola para os alunos do curso de graduação em Música na medida em que fornece vasto campo de estágio orientado para esses acadêmicos. Nos ensaios corais é oferecido aprimoramento vocal e vivência musical para os coralistas por meio de aulas de técnica vocal coletivas e estudo de repertório coral diversificado.
Desde 2005, o Coro vem realizando diversas apresentações públicas em eventos dentro da UEM, bem como em Festivais, Mostras, Encontros Corais e outros eventos na cidade de Maringá e em outras localidades.
O Harmonic Flute Ensemble é um projeto de extensão universitária do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da UEM. Começou com suas atividades no ano de 2013 na Escola de Música como Quarteto de Flautas Doces, na coordenação do Prof. Me. Bernhard Fuchs. Atualmente reúne 6 instrumentistas da flauta doce barroca,
O projeto busca resgatar o repertório da flauta doce desde a renascença com a forma de quarteto e com outros instrumentos, formando um grupo de música de câmera. Possibilita um ambiente de desenvolvimento artístico para seus integrantes ampliando sua formação musical e preparando-os para o mercado de trabalho na área musical.
A Orquestra de Flautas tem como objetivo o desenvolvimento profissional dos seus integrantes, flautistas e regentes, além de propiciar à comunidade de ouvintes o contato com obras musicais de diversas culturas, épocas e gêneros, reaproximando o público de uma escuta histórica e de formas culturais mais abrangentes.
A existência das Orquestras de Flautas, também conhecidas como Flute Choirs, são recentes na história da música, e por esse fato, levam até a comunidade experiências musicais que transpõem da simples à básica experiência musical oferecida pelos meios midiáticos de comunicação.
Serviço
UEM no Mês da Música - 5 apresentações
1- 20/08 às 19h 30 Pianistas em Recital no Centro de Ação Cultural – CAC;
2- 21/08 às 19h e 20h Jovens Instrumentistas da Escola de Música – CAC;
3- 22/08 às 20h Mostra do Curso de Música da UEM no Teatro Calil Haddad;
4- 23/08 às 20h Concerto da Orquestra e Coros da UEM no Teatro Calil Haddad;