Confira o compilado de músicas que retratam a vida dos trabalhadores brasileiros
Hoje (01) é Dia do Trabalhador. A data é uma homenageia aos movimentos trabalhistas realizados em Chicago em 1886, pelos quais os trabalhadores lutavam por melhores condições de trabalho nas fábricas.
Em homenagem à data, a UEM FM separou um compilado de músicas que falam sobre o trabalhador brasileiro. Confira:
Trabalhador - Seu Jorge
O cantor conta, por meio do samba, o cotidiano de muitos trabalhadores brasileiros:
Samba do Trabalhador - Martinho da Vila
Já o samba de Martinho da Vila narra a vida de um trabalhador malandro, que sempre dá desculpas para não ir ao trabalho:
Vida de Operário - Pato Fu
A canção de Pato Fu denuncia o cotidiano a realidade dos operários vítimas de exploração:
O vendedor de bananas - Jorge Ben Jor
A música retrata a vida e os desejos de um vendedor de bananas, que trabalha de sol a sol para ser bananeiro, porque gosta de andar sempre na moda:
Fábrica- Legião Urbana
A canção é um grito em prol dos trabalhadores com situações de trabalho extremas ou até mesmo escravizados em fábricas:
Fermento pra Massa - Criolo
“Sonho é um doce, difícil de conquistar, seu padeiro quer uma casa pra morar”. Nete samba, Criolo fala sobre o trabalho e a importância do padeiro na vida do brasilero:
Supertrabalhador - Gabriel o Pensador
Com trechos como “Cada um faz o que sabe, cada uma sabe o que faz; ninguém menos ninguém mais, todo mundo corre atrás”, Gabriel o Pensador afirma em seu rap que todos as profissões possuem seu valor:
Construção - Chico Buarque
Eleita a melhor música brasileira de todos os tempos pela Rolling Stone, a música narra as condições extremas de um trabalhador brasileiro, que tropeça na construção em que trabalha e morre. A música ainda faz uma crítica à desvalorização do trabalhador, quando diz que ele “morreu na contramão, atrapalhando o tráfego”:
Vida de Empreguete - Empreguetes
Com um tom humorístico, a música lançada na novela Cheias de Charme denuncia a exploração feita por patroas às funcionárias do lar:
Gostou do conteúdo? No Instagram da UEM FM você pode acompanhar estas e outras curiosidades sobre datas comemorativas e bastidores de entrevistas!
Acompanhe o Instagram da Rádio