Presença feminina é extremamente importante para a história do Rádio
Hoje, (08) é Dia Internacional da Mulher. A data tem o objetivo de celebrar a luta e comemorar as conquistas das mulheres ao deccorer dos anos. Hoje, a UEM FM homenageia mulheres que tiveram grande impacto nas rádios brasileiras.
Maria Muniz
Maria nasceu em 1905, no Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. Trabalhou como radioatriz, produtora, apresentadora e uma das primeiras roteiristas mulheres de seu tempo, além disso, dedicava seus programas principalmente à literatura e à mulher. Muniz começou sua carreira de radialista no Rio de Janeiro, trabalhou em diversas rádios. Entrou na Rádio Jornal Brasil, atuando no programa Tesouros Imortais, junto com Teófilo de Barros Filho. Para a Rádio Guanabara produziu e escreveu os programas Vale a Pena der Bela, Hora Femina, A Felicidade é Quase Nada e o quadro Louras ou Morenas. Na Rádio Mec apresentou o programa o programa Encontro com a Literatura, e chegou a entrevistar Carlos Drummond de Andrade!
Maria Muniz foi uma radialista precursora, muito importante para o avanço das profissionais feminas dentro das rádios do Brasil. Além disso, é considerada a "Shereazade do rádio"
Hebe Camargo
Hebe Maria Monteiro de Camargo começou seu trabalho ao lado de sua irmã Estela e das primas Helena e Maria. Elas formaram formaram o quarteto Dó-Ré-Mi-Fá, e se apresentavam no programa “Clube do Papai Noel”. Elas cantavam na Rádio Tupi e na Rádio Difusora de São Paulo.
Em 1949, na Rádio Difusora em São Paulo, assinou eu primeiro contato solo e era considerada "A Estrelinha do Samba". Em 1950, com o surgimento da TV Tupi, começou seus trabalhos na televisão.
Em 1959, ela deixou a TV Tupi e foi para a TV Continental, e apresentou o “Programa Hebe Comanda o Espetáculo”.
Hebe trabalhou também na TV Record, Rádio Capital, na Rede TV e no SBT e é considerada uma das grandes estrelas do rádio como atriz, cantora e apresentadora
Aracy de Almeida
Aracy Telles de Almeida nasceu no Encantado, bairro do Rio de Janeiro em uma família protestante. Ela cantou samba, MPB e diversos gêneros musicais. Além disso, ouvia muita música clássica e se interessava por leituras de psicanálise.
Do subúrbio da cidade, Aracy conseguiu trabalhar nas principais rádios e gravadoras na era de ouro do rádio. A cantora emplacou sucessos nos carnavais, e gravou com inúmeros compositores de música popular brasileira, como Noel Rosa, Wilson Batista, Antônio Maria, Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi e Caetano Veloso, entre outros.
Ela se apresentou na boate Vogue, em Copacabana, também participou do espetáculo "O samba pede passagem". Trabalhou também e como jurada de programas de calouros no SBT. Aracy ficou conhecida como o "Samba em Pessoa" ou "A Dama do Encantado".
Laura Cardoso
Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni nasceu em 13 de setembro de 1927. Ela é considerada uma das maiores atrizes da teledramaturgia brasileira, e iniciou sua carreira aos 15 anos, na Rádio. Laura atuou em radionovelas na Rádio Cosmos e a Rádio Tupi. Ao ser perguntada sobre a Rádio em entrevista na Folha de São Paulo, ela afirma:
“O rádio é uma coisa especial, o rádio te ensina a usar a voz… eu acho que eu amava tanto, que sempre tinha a vontade de melhorar"