Messias Mendes, que lança o livro amanhã (25), é jornalista e presidiu o Centro Acadêmico de História da UEM
Em visita a Universidade Estadual de Maringá (UEM), o jornalista e egresso da instituição, Manuel Messias Mendes Almeida, ou simplesmente Messias Mendes, anunciou o lançamento de seu novo livro “Orelha de Jegue: memórias de um repórter nordestino”, que ocorrerá nesta sexta-feira (25), no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC).
Mendes é formado em Estudos Sociais (graduação extinta em 1982) e em História pela UEM. Durante o período acadêmico foi representante da universidade no Estágio Universitário, organizado pela quarta secretaria da Câmera dos Deputados, em Brasília, além de ser um dos fundadores e primeiro presidente do Centro Acadêmico de História Nadir Aparecida Cancian (Cahnac).
Sua carreira como jornalista iniciou na redação da Folha do Norte do Paraná, em uma época que a profissão era aprendida no seu exercício cotidiano. Também escreveu e editou para O Jornal de Maringá, Folha de Londrina, O Diário, sendo repórter na TV Cultura (RPC) e TV Tibagi (Grupo Paulo Pimentel) e um dos fundadores da revista Pois É.
“Orelhas de Jegue” narra a história da família de Messias Mendes, que migrou da cidade de Pintadas, no interior do estado da Bahia, em 1957, ao norte do Paraná para as “atrativas” colheitas de café. O livro apresenta as memórias do autor nas fugas das fazendas, a mudança para Maringá, o trabalho nas lavouras de café em Mandaguari e Nova Esperança, e ainda relata a trajetória do escritor como jornalista e assessor de imprensa em campanhas eleitorais de prefeitos e deputados.
Segundo Messias, o título faz referência as autorizações entregues pelos fazendeiros aos baianos, na ausência do dinheiro na relação de trabalho, que consistiam em uma folha de papel rasgada apelidada de “orelha de jegue”.
O livro é lançado pela Editora Maria Patrona, com apoio cultural do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), pertence ao “Projeto Memória”, e conta com apresentações escritas pelo Coletivo de Diretores do Sindijor Norte PR e do jornalista e autor do romance “Tempos de cigarro sem filtro”, José Maschio.
O evento ocorre às 19h, na Sala Joubert de Carvalho, do CAC, localizado na Avenida 15 de novembro - n° 514, em Maringá.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)