O curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou dois prêmios na condição de Destaque e Menção Honrosa em trabalhos científicos desenvolvidos na instituição. A premiação ocorreu durante o 32º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2023), na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com o tema central “Pecuária 4.0 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Zootecnia”, realizado nos dias 31 de maio a 2 de junho.
O prêmio Destaque foi para o trabalho “Curva de lactação de coelhas Nova Zelândia Branco”, na área de Nutrição e Produção de Não-Ruminantes, com a orientação do coordenador do curso de Zootecnia e tutor do Grupo Pet Zootecnia da UEM, Leandro Dalcin Castilha, e autoria de Silvio Mayke Leite; Eriem Micaela Gonçalo Sena Santos; Mariana Regolin Almeida; Gabriella Goulart Stevanato; João Pedro Nunes Gasque; Juliani Eduarda Souza dos Reis e Rithely Conde Pimentel.
A pesquisa ganhou Menção Honrosa na apresentação “Análise de viabilidade econômica da terminação intensiva de cordeiros a pasto”, na área de Sistemas de Produção Animal, Economia Rural e Agronegócio, com orientação do professor Henrique Leal Perez e autoria de Isabela Campana Adriano; Felipe Fantini Samenzari; Arthur Souza Luciano; Rithely Conde Pimentel; João Victor Fernandes Peres Gutierrez; Andre Favaro Elias Pereira e Marcus Vinicius Coiradas de Campos Luz.
Além disso, nos dias 31 de maio e 1 de junho, ocorreu a 28ª Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia coordenada pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Ensino de Zootecnia, e conduzida, pela terceira vez, pelo presidente Leandro Castilha, também membro efetivo na Comissão Estadual de Ensino de Zootecnia (CRMV-PR). Nesta edição quatro painéis distintos abordaram temáticas relacionadas à avaliação dos cursos, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), áreas de atuação dos zootecnistas, uso de inteligência artificial em atividades acadêmicas e principais desafios do ensino superior.
A programação geral incluiu no evento as seguintes temáticas: sistemas produtivos convencionais à implementação de tecnologias avançadas do mundo digital, como chips, transponders, biossensores, softwares, machine learning e internet das coisas, em um ambiente de mudanças notórias de paradigmas. O Zootec desenvolvido neste ano foi destinado aos profissionais, estudantes, extensionistas, técnicos e produtores com interesse nos temas abordados.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)