Durante reunião com os prefeitos da região, na última sexta-feira (2), a Universidade Estadual de Maringá apresentou diversas ações em andamento no sentido de se aproximar cada vez mais dos municípios, ajudando a alavancar os desenvolvimentos social e econômico nas regiões onde está inserida.
Por meio da professora Gislaine Camila Lapasini Leal e do professor Marcos Vinicius Francisco, pró-reitor de Ensino, a UEM pediu aos dirigentes apoio das prefeituras na divulgação do Vestibular de Inverno 2023. Representando o reitor Leandro Vanalli, Camila, que é coordenadora do Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM, também falou sobre um café da manhã da próxima terça-feira (6), a partir das 9 horas, na universidade, em que a instituição promoverá um encontro com os diretores e diretoras das escolas para apresentar as mudanças no Vestibular.
A ideia é dialogar com representantes da gestão escolar dos municípios onde a UEM está instalada, além de municípios vizinhos, para esclarecer dúvidas e citar as oportunidades que a universidade oferece aos futuros estudantes.
Ageuni e Projetek
Ainda durante a reunião, a professora Keila de Souza Silva fez uma apresentação da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni), coordenada por ela.
Além de explicar sobre o funcionamento da agência, Keila falou sobre as oportunidades que os municípios terão com o fomento feito pelo governo do Estado a partir do primeiro edital já lançado. A professora ainda citou os projetos Projetek e Empreende Mais, que fazem parte da Ageuni.
Coordenadora do Projetek, a professora Mena Cristina Marcolino, docente do departamento de Engenharia Civil (DEC), esclareceu que se trata de um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), com apoio da Fundação Araucária, e convênio com a UEM.
O Projetek tem duração de 24 meses, visando atender os municípios com até 30 mil habitantes na elaboração de projetos arquitetônico e complementares de edificações para obras de interesse público, como escolas, creche, UPAs e centros esportivos. Segundo Mena, a parceria com a Amusep é importante para fortalecer a iniciativa e ajudar no encaminhamento das demandas de projeto.
Sigla para Escritório de Projetos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, o Projetek tem o valor financiado de 347 mil reais. Os bolsistas contratados são profissionais da arquitetura e engenharia.
A reunião com os prefeitos ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em Maringá.