O Projeto de Extensão “Prevenção e autocuidado na saúde reprodutiva”, do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entrega, segunda-feira (22), itens de higiene menstrual no Lar Escola – Atendimento social de crianças e adolescentes de Maringá. O encontro está previsto para 8h30.
O projeto é coordenado pela professora Sônia Trannin de Mello (DCM/MUDI), na foto acima, que irá ao Lar escola acompanhada de estudantes de Medicina da UEM: Vitória Burin Borges, Isadora Yumi, Bruna Kanashiro, Milena Babugia, e da acadêmica de Medicina da Unicesumar, Heloísa Braga César, idealizadora da I Jornada do Dia da Mulher.
Além da entrega, haverá uma roda de conversa com as estudantes sobre higiene menstrual e opções de absorventes ecológicos. O evento que foi oportunizado pela gestora do Lar, Tatiane Gomes.
Feedback
É importante lembrar que a aquisição das doações que serão entregues ao Lar Escola foram viabilizadas durante a “I Jornada da Mulher” (foto acima), realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 2023. O evento aconteceu no dia 8 de março, quando foram recolhidas doações de absorventes descartáveis, dinheiro ou PIX. Os valores arrecadados foram revertidos na compra de itens de higiene menstrual.
“Naquela ocasião, ainda tivemos a oportunidade de debater com a população temas atuais como violência obstétrica, pobreza menstrual e notificação compulsória de casos de violência contra a mulher, no contexto de atendimento em saúde. As atividades, assim como agora, foram organizadas por alunos do curso de Medicina da UEM, membros da Federação Internacional de Estudantes de Medicina [IFMSA/Brazil – UEM], estudantes da Uningá e da Unicesumar, em parceria com as ligas acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia da Unicesumar e da Uningá”, completou a professora Sônia.