No dia 6 de maio, às 20 horas, será realizada a pré-estreia do curta-metragem “Quase tudo sobre minha avó”. A obra é produzida por meio de uma parceria entre o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), vinculado ao curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a produtora maringaense Dunas Filmes. A exibição do curta-metragem será no auditório Hélio Moreira, anexo ao prédio da prefeitura municipal. Em seguida, haverá um bate-papo entre o público, a equipe de produção e a advogada Cristiane Leal, presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero, da subseção Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Maringá.
O NEC faz parte de um projeto de pesquisa, que integra acadêmicos, alunos egressos da graduação e comunidade em geral, coordenado por meio do professor de Artes Cênicas-Licenciatura em Teatro da UEM, André Luís Rosa. Segundo o docente, o curta é um encontro entre o audiovisual, a cena e a educação, visando experimentar a criação em diversas plataformas tecnológicas. Ele lembra que o audiovisual tem ganhado força e projetado ainda mais a UEM no meio cultural. "Maringá, conhecida como Cidade Canção, caminha para ser reconhecida também por suas produções em audiovisuais", reforçou.
De acordo com a produção, o filme se desenvolve quando um escritor se depara, dentro de um fusca, com alguns registros realizados pela sua avó. Nesse percurso, as ausências do passado e os imprevistos do presente se confundem e navegam entre memórias, afetos, amores, ancestralidades, violências patriarcais e esquecimentos. “Esse curta é uma peça audiovisual que resgata muitas histórias, de muitas mulheres e avós”, comentou Rosa.
Serviço:
Curta-metragem: Quase tudo sobre minha vó
Produção: Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC/UEM)
Exibição: 6 maio, às 20h
Duração: 25 minutos
Entrada franca
Classificação indicativa: 12 anos de idade