Na última sexta (14), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou as últimas sessões solenes de colação de grau especial e antecipada de 26 cursos de graduação. A cerimônia foi presidida pelo reitor Leandro Vanalli e contou com a presença da vice-reitora Gisele Mendes, chefes de departamento, coordenadores, professores, familiares e amigos. A cerimônia foi realizada no auditório da Biblioteca Central (BCE), no câmpus sede.
A outorga foi concedida a 36 estudantes no período da manhã e 42 na parte da tarde. Os diplomas entregues contemplam os cursos de graduação de Administração; Administração Pública EAD (polos de Assaí e Astorga); Agronomia; Artes Cênicas; Biomedicina; Ciências; Biológicas; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia Têxtil; Farmácia e Tecnologia de Alimentos; Geografia; História; História EaD (polos de Cidade Gaúcha, Engenheiro Beltrão e Faxinal); Letras; Letras EaD (polos de Flor da Serra do Sul e Sarandi); Medicina Veterinária; Pedagogia EaD (polos de Itambé, Nova Santa Rosa, Ubiratã e Umuarama) e Psicologia.
Manhã
Presente na cerimônia, a vice-reitora Gisele Mendes deixou uma mensagem para o poder público para “que eles entendam de uma vez por todas sobre a importância da ciência, ele é magnânima e importantíssima, só a ciência pode formar, salvar nossas vidas, salvar nossos povos do obscurantismo, da ignorância e, com isso evitamos voltar naquele estado de natureza em que valia o império da força, hoje vale o império da ciência e a universidade é o maior exemplo disso”.
Mendes afirmou ainda: “Vocês (formandos) têm agora um brevê, tem um passaporte que é esse certificado que está na mão de vocês, para alçarem longos voos e chegarem muito longe, mas nunca se esqueçam que vão estar ligados a Universidade Estadual de Maringá, a melhor do Paraná.”
O reitor Leandro Vanalli falou da importância da graduação “Vocês são necessários para a comunidade, para a sociedade, vocês têm uma missão para com ela, vocês são indutores de desenvolvimento, em todos os aspectos: humano, social, cultural, tecnológico, econômico. A importância é muito grande e ela se dará ao longo de um período na história de cada um de vocês, no exercício de suas profissões“.
Para finalizar a cerimônia Vanalli reiterou que “a partir de hoje vocês são embaixadores da UEM, irão nos representar, vocês têm importância para nós, lembrem-se disso, e voltem sempre que precisarem, cada um aqui tem seus contatos, conhecem o seu departamento, voltem a UEM sempre, que ela estará esperando sempre de portas abertas.”
A mesa de honra da cerimônia foi composta, além do reitor, pela vice-reitora Gisele Mendes, a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Miguel Machinski Junior, o diretor do Centro de Ciências Sociais, Gilberto Joaquim Fraga e do diretor do Centro de Tecnologia, Romel Dias Vanderlei.
Ainda estiveram presentes o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga, o diretor do Centro de Tecnologia (CTC) e o diretor-adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez.
Tarde
A solenidade foi presidida pelo reitor da UEM Leandro Vanalli, que compôs a mesa de honra da cerimônia com outras autoridades sendo a vice-reitora da UEM Gisele Mendes, a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana Aparecida Pinto, o diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Luiz Carlos Gomes, e a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo. Ainda estiveram presentes na cerimônia o diretor-adjunto do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade e a diretora-adjunta do CCH, Érica Fernandes Alvez.
A vice-reitora Gisele Mendes reforçou que a UEM é o conjunto de todas as regiões que ela abrange por meio dos câmpus regionais e dos polos do Ensino a Distância. Além disso, Mendes destacou que as áreas dos profissionais formandos nessa tarde são as bases fundamentais do desenvolvimento e fortalecimento da sociedade.
O reitor Vanalli finalizou a cerimônia dizendo ser uma honra participar da colação de novos profissionais que levarão o nome da universidade por todo o País. “Vocês são o motivo principal do trabalho de todos nessa universidade, por meio da participação do ensino, pesquisa e extensão”. Além disso, Vanalli completou dizendo que cada um dos formandos deixarão uma marca em suas carreiras profissionais e que eles carreguem a imagem da UEM junto.
A recém-formada em Psicologia Thaynara Koti da Silva foi contemplada com diploma especial de láurea acadêmica na última formatura antecipada do ano letivo de 2022. Os novos profissionais passam a compor o rol de 79.867 formados pela UEM.