O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, participou, na manhã de terça (11), da assinatura de entrega de ônibus para as universidades estaduais pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
Foram entregues 10 ônibus para as atividades de campo das sete instituições de ensino superior do Estado, beneficiando as Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Com o objetivo de reforçar as frotas de transportes das instituições estaduais de ensino superior paranaenses, a aquisição dos 10 veículos contou com parceria do governo federal, por meio do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação (MEC). O investimento total foi de R$ 4,15 milhões, oriundos do Fundo Paraná de Fomento Científico e Tecnológico, com amparo no Programa Paraná Mais Ciência.
A UEM foi beneficiada com um ônibus “Essa aquisição por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, propiciará que os acadêmicos da nossa instituição possam fazer mais trabalhos de campo. É um ônibus equipado e certamente vai contribuir muito para as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos nossos cursos, principalmente agora que há uma necessidade de mais trabalhos devido a curricularização dessas atividades”, afirma o reitor.
Os ônibus serão utilizados por pesquisadores, extensionistas e alunos de graduação e pós-graduação das sete universidades estaduais. Entre as iniciativas pedagógicas, os projetos acadêmicos estão relacionados às áreas de agricultura, produção florestal, produção agropecuária e processamento agroindustrial.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, os veículos são fundamentais para assegurar a atuação universitária em localidades afastadas dos centros urbanos. “A disponibilização de ônibus vai proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas nas diversas áreas de conhecimento, especialmente em regiões de difícil acesso e que abrigam comunidades vulneráveis e necessitadas de ações do poder público”, disse.
Os coletivos foram adquiridos pelo custo individual de R$ 415 mil e são adaptados para o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme previsto na legislação brasileira. Os veículos estão aptos para o tráfego em estradas de terra, garantindo a segurança do transporte de passageiros. A capacidade é de 59 pessoas sentadas, mais o condutor.
Outras ações de valorização do ensino superior fizeram parte do pacote de medidas voltadas para as universidades e para a área de inovação anunciadas pelo governador, que incluem a regulamentação da Lei de Inovação do Paraná e do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fime/PR) e o ajuste das bolsas da Fundação Araucária.
O governo do estado vai reajustar em 25% todas as bolsas concedidas pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais recém-formados que atuam em instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica. A medida alcança também estudantes indígenas.
Também foi anunciada a nova edição do programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, uma iniciativa de qualificação destinada para profissionais recém-formados em várias áreas do conhecimento. Ainda foi assinado a criação de cinco novos cursos que serão ofertados nas universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar).
Além de Leandro Vanalli e Aldo Bona, também participaram da solenidade os secretários estaduais da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; das Cidades, Eduardo Pimentel; e do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; os presidentes da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; da Compagás, Rafael Lamastra; e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado; os reitores da UEPG, Miguel Sanches Neto; da UEL, Marta Favaro; Unioeste, Alexandre Webber; Unespar, Salete Machado Sirino; e da UENP, Fábio Neia Martini; e outras autoridades.