Foi entregue domingo (2), na Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), a apresentação do relatório final do Diagnóstico do Desenvolvimento da Cultura de Maringá. A pesquisa foi realizada pelo Observatório das Metrópoles, Núcleo UEM/Maringá em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da Universidade Estadual de Maringá, a pedido da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).
O diagnóstico foi realizado entre abril de 2022 e março deste ano por pesquisadores de diferentes áreas acadêmicas: Antropologia, Geografia, Ciências Políticas, além de contar com bolsistas para compor a equipe de pesquisa.
Segundo a vice coordenadora do Observatório de Metrópoles e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC) e do Programa Políticas Públicas (PPP), da UEM, Celene Tonella, “mapeamos os profissionais da cidade que desenvolvem atividades culturais de forma individual e coletiva na cidade, então aplicamos um questionário, por meio da plataforma SurveyMonkey* individualmente e coletivamente, e uma pesquisa de opinião com a população da cidade chamada Survey*, essa pesquisa foi elaborada pelos colegas e chegamos a 625 entrevistados, representando toda cidade com estratificação por bairros. Realizamos um levantamento de toda a área financeira de recursos aportados para cultura e levantamento de prêmios. Consta também do relatório, como a pandemia impactou a vida dos artistas e dos grupos. Inclusive foi realizado um mapeamento georreferenciado dos espaços culturais em Maringá, aos quais, está gerando mais de 15 mapas interativos da cidade. E por fim, foi aplicado um questionário aos servidores da Secretaria de Cultura”.
Estiveram presentes na apresentação do relatório: o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), o vice-prefeito, Edson Scabora (MDB), o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael Da Silva, o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, o secretário municipal de Cultura, Victor Simeão, o vereador Mário Verri (PT) e vice-presidente da Câmara de Maringá, representando o Legislativo Municipal, a professora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), ex-coordenadora do Observatório das Metrópoles, e outras autoridades da cultura e política da cidade.
Sobre: SurveyMonkey é um software para criar diferentes tipos de pesquisas e questionários, que pertence à empresa Momentive, especializada em gerenciamento de experiências. O objetivo do SurveyMonkey é dar voz à clientes e colaboradores para que as empresas de todos os portes e segmentos possam obter insights para melhorar seus produtos, serviços e até fortalecer o relacionamento com seus funcionários.
Pesquisa Survey é um tipo de investigação quantitativa que pode ser definida como uma forma de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de grupos de indivíduos. Tendo em vista que o grupo em análise deve ser representativo da população, o resultado encontrado pode ser extrapolado para todo o universo em estudo. Além disso, o questionário estruturado é o instrumento normalmente utilizado como forma de se obter dados para esse tipo de pesquisa.