O Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou ontem (20), às 9h30, no auditório do Departamento de Engenharia Civil, uma aula inaugural com a professora convidada da Universidade Federal de Santa Maria-Rio Grande do Sul (UFSM), Dinara Xavier da Paixão, que desenvolveu o tema "Engenharia Urbana: pesquisa e inovação a serviço das pessoas".
A pesquisadora também é vice-presidente da Federación Iberoamericana de Acústica, ministrou aos pós-graduandos e professores da área um relato de experiências envolvendo a acústica (ciência que estudo o som), produção, transmissão e seus efeitos na sociedade. "Sabemos que a energia do som emociona as pessoas e o ambiente, mas os ruídos também incomodam no trabalho e isso pode afetar as pessoas", comentou.
Durante a palestra, a pesquisadora também demonstrou por meio de sua apresentação dados sobre os danos que o barulho pode provocar na vida das pessoas, como por exemplo, a poluição sonora do trânsito e do uso de fones de ouvidos com som muito alto. "Isso pode provocar danos muitas vezes irreversíveis tanto a saúde física quanto psico-emocional", alertou.
Dinara acredita que os pais devem ter conscientização desses problemas, porque o uso de fones de ouvidos em crianças e brinquedos eletrônicos já são uma realidade e assustam os profissionais de saúde com a incidência mais precoce de surdez. Ela ainda argumentou que é função dos futuros pesquisadores e profissionais incentivarem a divulgação de mais pesquisas a respeito do assunto e de novas publicações de artigos científicos com ênfase na Engenharia Urbana, como abordagem de infraestrutura e tecnologia urbana e qualificação de recursos humanos. "É fundamental o desenvolvimento desse tema no meio acadêmico", resumiu.
A professora Dinara Xavier da Paixão, que também foi presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), na gestão de 2010 a 2014 disse que "o espaço, enquanto meio físico, é uma experiência comum a todos os seres vivos; é presença constante e inevitável, que passamos a incorporar na feitura de nossos gestos diários, sem que dele tomemos consciência, mas que nos condiciona".
Participaram da abertura da aula inaugural: o coordenador da PEU, Sandro Rogério Lautenschlager, o diretor do Centro de Tecnologia, Romel Dias Vanderlei, o diretor de Pós-Graduação da PPG/UEM, Carlos Humberto Martins e Aline Lisot, além de outros docentes da Pós-graduação em Engenharia Urbana da UEM. Todos enfatizaram a importância dessa apresentação para a integração de grupo de pesquisas e troca de experiências bem como para o aprendizado à carreira profissional.