O professor Bruno Luiz Domingos De Angelis, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu nesta quinta-feira (9), da Câmara Municipal de Maringá, o título de Mérito Comunitário e o Brasão do Município, durante a sessão ordinária que teve início às 9h30. A homenagem proposta feita pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT) e pelo vereador Sidnei Telles (Avante), se deve aos relevantes serviços prestados por De Angelis à comunidade.
Ao discursar, a vereadora Ana Lúcia Rodrigues agradeceu a presença de todos, em especial aos amigos e colegas da UEM, com os quais conviveu em seus 34 anos de instituição. Ela disse que De Angelis é uma das preciosidades de nossa cidade, pois cumpriu à risca seu trabalho, e como servidor público é um exemplo, por causa de seu conhecimento e sua entrega.
Na sequência, o vereador Sidnei Telles comentou ter conhecido o professor na vida acadêmica, dizendo que ele é muto intenso naquilo em que se dedica, que o maior legado foi seu trabalho na relação entre o homem e a natureza e por honrar nossa cidade com seu trabalho.
Gisele Mendes, vice-reitora da UEM, agradeceu a todos presentes e fez um breve resumo da carreira profissional de De Angelis, falou da sua trajetória brilhante na universidade, e o quanto o seu trabalho representa para professores, técnicos, servidores, estudantes, e que a instituição não seria tão grande como é hoje por razão de seu trabalho e dedicação.
Ela afirmou ainda que “todos passam, mas a UEM fica”, que marca a vida de todos, e que a instituição existe porque nós existimos.
De Angelis discursou na sequência agradecendo a todos os colegas da UEM, a sua família e a homenagem recebida. Contou um pouco de sua vida e dos 38 anos dedicados à instituição onde se aposentou neste ano, manifestando toda a gratidão a ela. Disse também que o homem é um ser sempre em construção e que ele saberá ser digno, honrando o título recebido.
Agradeceu de forma especial o ex-reitor Fernando Ponte de Souza e o ex-vice reitor Manoel Jacó Garcia Gimenes (1986-1990), por o terem inserido "em definitivo no universo da UEM" e externou gratidão também ao ex-reitor Mauro Luciano Baesso e ao ex-vice reitor Julio Cesar Damasceno (2014-2018), que o convidaram para ser pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da UEM.
Emocionado, falou de uma frase de sua mãe sobre os estudos: “Estuda filho, pois o dinheiro pode fazer um homem rico, mas só os estudos fazem do homem senhor”. Também citou uma frase de seu pai: “Filho, que pena que o tempo passou tão rápido”. Ao concluir fez um agradecimento especial para seu esposo Sérgio Shiavon, com o qual tem um relacionamento há 34 anos.
O presidente da Câmara, Mário Hossokawa (Progressistas) encerrou falando da justa homenagem concedida a De Angelis e que Maringá hoje é justamente conhecida como cidade das árvores no setor onde o professor tanto se dedicou.
Para assistir a sessão da câmara acesse aqui.