Estudantes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) anteciparam a colação grau e também de colação de grau especial, na manhã desta quinta-feira (2). A cerimônia reuniu 41 formandos e foi realizada no Auditório do Bloco B-33 no câmpus sede.
A vice-reitora Gisele Mendes iniciou o seu discurso ressaltando o papel fundamental que o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEM desempenha na sociedade. Por meio do conhecimento, da ciência, da tecnologia, do cuidado aos animais e do cultivo da terra, é possível tornar o Brasil um produtor mundial alimentos.
“Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, no contexto da pandemia de Covid-19, em nosso país 33 milhões de pessoas não tem assegurado o que comer diariamente. Do que adianta exportar tanta comida quando não existe no prato brasileiro? Essa é a resposta que vocês devem perseguir nas carreiras que escolheram”, disse Gisele Mendes. Ela ainda destacou para os formandos em Agronomia e Zootecnia a importância de produzir de maneira sustentável e respeitando o meio ambiente.
Por fim, a vice-reitora reforçou que a tríade que compõe o símbolo da universidade também pode ser interpretada por três categorias de membros da UEM: professores, servidores e acadêmicos. “Obrigada a cada servidor docente, a cada servidor agente universitário e a cada estudante, à equipe do cerimonial da UEM e à nossa universidade que, apesar das adversidades, segue crescendo”. O dia 30 (segunda-feira) foi marcado pela conquista do retorno do oferecimento do jantar no Restaurante Universitário após quase três anos de interrupção.
Além da vice-reitora Gisele Mendes, que presidiu a sessão solene de colação, compuseram a mesa de honra da cerimônia a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, o diretor do Núcleo de Educação à Distância (Nead), José Ricardo Penteado Falco, a coordenadora da Comissão da Universidade para os Índios (Cuia), Maria Christine Berdusco Menezes, a diretora do CCA, Adriana Aparecida Pinto, o diretor adjunto do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade, o diretor do Centro de Ciências Biológicas ( CCB), Luiz Carlos Gomes e a diretora adjunta do CCB, Ana Paula Vidotti.
Também estiveram presentes a diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lilian Akemi Kato, o diretor adjunto do CCE, Diogo Francisco Rossoni, a diretora do CCH, Nilza Sanches Tessaro Leonardo, a diretora adjunta do CCH, Érica Fernandes Alves, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Miguel Machinski Junior, a diretora adjunta do CCS, Priscila Garcia Marques, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga, o diretor adjunto do CSA, João Marcelo Crubelatte, o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei e o diretor adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez. Os coordenadores dos cursos de Agronomia, Agronomia do câmpus regional de Umuarama, Artes Sociais, Geografia, História-EAD, Letras, Letras-EAD, Pedagogia, Pedagogia-EAD, Pedagogia-PARFOR e Zootecnia também marcaram presença e foram responsáveis pela entrega dos certificados de colação de grau aos graduados.
Vale lembrar que as formaturas antecipadas geralmente são realizadas para os graduandos que passaram em cursos de pós ou concursos públicos e necessitam ter em mãos o diploma antes da data marcada para colação conjunta. Já a colação de grau especial é destinada a quem perdeu a colação de grau com a turma organizada do seu período.