A Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemora o Dia Mundial do Solo (#World Soil Day) com atividades lúdicas e divertidas para falar sobre a ciência e a importância da preservação do solo. A iniciativa é do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias do Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Dirigido a crianças, jovens e adultos de todas as idades, o evento está sendo realizado hoje, dia 12, das 8h às 17h, na Fazenda do câmpus.
Celebrado no dia 5 de dezembro, o Dia Mundial do Solo é anualmente assinalado pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – sempre acompanhado da realização de eventos em todo o mundo.
Na edição deste ano o tema é “Solos: onde a alimentação começa”. A proposta é aumentar a conscientização sobre a importância de manter os ecossistemas saudáveis e o bem-estar humano, abordando os crescentes desafios na gestão do solo e incentivando a sociedade a participar dessa luta.
Considerando que 95% da nossa alimentação vem do solo, a professora Laura Simões da Silva, diz que, nos últimos 70 anos, o nível de vitaminas e nutrientes dos alimentos diminuiu drasticamente e isso está diretamente relacionado com o manejo do solo. “Mais de 33% dos solos do mundo estão degradados, e essa degradação pode induzir alguns solos a se esgotarem em nutrientes, perdendo a capacidade de sustentar as culturas, aumentando a pressão pela abertura de novas áreas de cultivo, avançando sobre os ecossistemas naturais ainda preservados.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas on-line. Clique aqui para acessar o formulário.
A confirmação da visita deverá ser enviada para as professoras Laura e Martha nos seguintes canais:
Whatsapp: Laura (19) 98142-1381 / Martha (31) 99413-1958
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviço:
Dia Mundial do Solo
Local: Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama - Estrada da Paca no Jardim São Cristóvão.
Data e horário: 12 de dezembro, das 8h às 17h.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).