A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se solidariza com os seus mais de mil bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que estão sendo severamente prejudicados com o bloqueio de recursos imposto pelo Ministério da Economia. Além disso, apoia as mais distintas manifestações de descontentamento das entidades que defendem a ciência e a pesquisa no país, como o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop) e o grupo de coordenadores de área da Capes, e ressalta a importância da mobilização nesse dia nacional de paralisação, capitaneado pela Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).
A UEM, em apoio aos seus estudantes, declara que enquanto perdurar essa situação os bolsistas da Capes terão acesso gratuito ao Restaurante Universitário (RU) da instituição.
Que a situação possa se normalizar o mais breve possível, com o envolvimento do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e de outros órgãos do Poder Executivo Federal, de forma a diluir a tensão criada por ato tão insensível e cruel.
Prof. Dr. Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Prof. Dr. Leandro Vanalli
Reitor