A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a 36ª do Brasil e a 2ª estadual da Região Sul do país, segundo o ranking das Melhores Universidades Globais de 2022-23, publicado pela revista americana US News & World Report (USNWR).
Criado em 2014, o ranking da US News lista as 2.000 melhores universidades do mundo em mais de 95 países. As instituições são classificadas com base em indicadores que medem o desempenho em pesquisa acadêmica em um conjunto de índices de excelência amplamente aceitos.
Nesta 9ª edição do ranking, a UEM ainda ocupa a 72ª colocação entre as universidades na América Latina e, em nível mundial, a 1.452ª posição, com destaque em três áreas do conhecimento: Medicina, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Ciências Vegetais e Animais.
A pesquisa avaliou 2.165 instituições de ensino superior de 95 países em cinco continentes. Ao todo, foram classificadas 114 universidades da América Latina, públicas e privadas. O Brasil teve 52 universidades avaliadas.
A metodologia da USNWR abrange 13 indicadores baseados em dados fornecidos pela empresa anglo-americana Clarivate e a plataforma Web of Science, cujos serviços incluem análises e acesso a bancos de dados de periódicos acadêmicos, anais de conferências e outros documentos.
Critérios utilizados:
- Reputação global de pesquisa.
- Reputação regional de pesquisa.
- Publicações.
- Livros.
- Conferências.
- Impacto de citação normalizada.
- Total de citações.
- Número de publicações que estão entre os 10% mais citados.
- Percentual do total de publicações que estão entre os 10% mais citados.
- Colaboração internacional – em relação ao país.
- Colaboração internacional.
- Número de artigos altamente citados que estão entre os 1% mais citados em seus respectivos campos.
- Porcentagem do total de publicações que estão entre os 1% dos artigos mais citados.