O reitor e a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli e Gisele Mendes, discursaram, ontem (18), na Câmara Municipal de Maringá. Ocupando a tribuna da casa, eles falaram aos vereadores sobre os desafios e expectativas para os próximos quatro anos, quando estarão à frente da instituição.
Leandro Vanalli fala sobre o apoio da Câmara para as causas e demandas da UEM e Gisele Mendes destaca o compromisso com a redução de vagas ociosas
Vanalli agradeceu o espaço aberto pelos vereadores e ressaltou a importância do apoio do Legislativo para a universidade. “Esperamos que este seja o início de uma relação que será profícua em prol do nosso município e da população. Contamos com o apoio desta Casa para as causas e demandas da UEM.”
Ao destacar o potencial da universidade para o desenvolvimento regional, o reitor reforçou a proposta de participação coletiva na gestão da UEM, de transparência na relação com os conselhos superiores e de proximidade com as comunidades interna e externa. “A UEM tem um compromisso histórico com o desenvolvimento humano, social e econômico. Vamos manter esse compromisso e melhorar ainda mais nossa universidade”, garantiu.
Gisele Mendes lembrou que é a segunda mulher a ocupar a cadeira de vice-reitora, nos 52 anos de história da UEM, tendo como antecessora a professora Neusa Altoé (vice-reitora nas gestões 1994-1998 e 2010-2014 e reitora na gestão 1998-2002). Ela aproveitou o espaço para falar da estrutura funcional da universidade, formada por sete centros de ensino, da vocação multirregional, com câmpus em diferentes cidades da região, e da estrutura administrativa, integrada pelas pró-reitorias.
Mencionou o complexo de saúde, que presta serviços essenciais para a população, incluindo os atendimentos no Hospital Universitário, no Hemocentro Regional, na Clínica Odontológica, na Unidade de Psicologia Aplicada, no Hospital Veterinário, em Umuarama, e na rede de laboratórios.
A vice-reitora ainda citou que a atual gestão vai trabalhar para aumentar o número de estudantes ingressantes na instituição, reduzindo as vagas ociosas. Outra meta é elevar o número de egressos, ou seja, de alunos e alunas formadas pela UEM.
Vanalli e Gisele ocuparam a tribuna por 10 minutos, antes do início das discussões da pauta do dia. A ida deles à câmara atendeu a um convite do legislativo, protocolado pelo vereador Paulo Biazon (PSL).
Ao final da apresentação, o presidente do Legislativo, vereador Mário Hossokawa (PP), lembrou a importância e relevância da UEM, com o segundo maior orçamento do município, e disse que o bom relacionamento com o governo estadual pode ser um diferencial na gestão da instituição. Nesse sentido, ele colocou a Câmara Municipal de Maringá à disposição para intermediar em favor da UEM.