Galeria de fotos desta matéria
O Dia Mundial do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, tem como proposta chamar atenção quanto aos cuidados e atenção a este público, bem como a promoção do envelhecimento saudável.
Para celebrar a data, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), agendou a Jornada do Idoso 2022. A abertura do encontro será nesta sexta-feira, dia 30, às 9h, no anfiteatro do Bloco B-33. A Jornada segue até 1º de outubro, com atividades culturais, palestras, rodas de conversa e atividades de integração. Para consultar a programação completa acesse o site do evento clicando aqui.
Terezinha Oliveira: importância do idoso para a constituição histórica do nosso passado e do nosso presente
A coordenadora geral da Unati, Terezinha Oliveira, afirma que “a comemoração mundial do Dia do Idoso recupera a importância dessa parcela da população, que é responsável pela constituição histórica do nosso passado e do nosso presente, portanto, fundamental para a existência das sociedades e, por conseguinte, de suas instituições”.
Segundo ela, a Unati cumpre um papel importante ao dar espaço social para pessoas com mais de 60 anos, e com isso estimula a saúde mental e corpórea, o que em certa medida promove a longevidade. De acordo com a coordenadora, o conjunto de disciplinas pedagógicas, cursos livres e eventos de extensão que a Unati promove tendem a impactar positivamente na vida dos alunos à medida que abordam múltiplas questões sociais, psicológicas, físicas e até jurídicas (direitos dos idosos).
Para o professor e neurocientista, Rafael Bruno Neto, que na sua vida acadêmica trata com questões ligadas ao envelhecimento saudável, é um prazer lecionar na Unati e falar diretamente com pessoas com mais de 60 anos.
Alunos Unati
A aposentada Elza Castro, 70 anos, é aluna assídua da Unati. Ela conta que tem aprendido muito sobre a importância de envelhecer bem. “Antes eu ficava em casa, sozinha enquanto meu marido já frequentava a universidade. Percebi que ele estava mais informado e mais alegre. Foi aí que tive a vontade de também fazer a universidade”.
Elpidio Pereira Castro: aluno da Unati há cerca de dez anos
Elpidio Pereira Castro, 72 anos, marido da dona Elza, conta que ficou sabendo da Unati há cerca de dez anos, por meio da “propaganda boca a boca”. Logo se matriculou e desde então frequenta as aulas. E sempre comemora o Dia do Idoso, por trazer memórias positivas e fazê-lo sentir-se uma pessoa viva e com vontade de continuar a construir sua história como cidadão. É o que o médico, professor e aluno da Unati, Jougi Takahashi, 68 anos, chama de reativar a memória.
Maria de Jesus Cano Miranda, 74 anos, outra aluna da Unati, ressalta que o Dia do Idoso é uma significativa. “É importante para lembrar que as pessoas com mais de 60 anos podem e devem ser incluídas na sociedade, com direitos e deveres como qualquer outra pessoa”.
Sobre a Unati
A Unati oferece, em média, 35 disciplinas por semestre no câmpus de Maringá, para as pessoas a partir de 60 anos. E está presente no câmpus de Cianorte, desde 2013. São oferecidos, gratuitamente, cursos em diversas áreas do conhecimento.
A Unati oferece oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades e competências. O programa acredita que a ampliação do conhecimento, da informação e da elevação do nível cultural permitirão maior participação social e política e a defesa dos direitos de cidadão. O público é caracterizado por sua diversidade de nível socioeconômico, escolaridade, idade, experiências de vida, capacidades fisiológicas e de condições físicas.
Serviço:
Jornada do Idoso 2022
Data: 30 de setembro e 1º de outubro
Local: Anfiteatro do Bloco B-33.
Evento gratuito
Consulte a programação no site clicando aqui