De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última segunda-feira (12), três cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberam o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. O conceito varia de 1 a 5 e os cursos da UEM com conceito 5 são: Ciências Sociais (bacharelado), Educação Física (Maringá) e Filosofia.
A UEM ainda teve onze cursos que alcançaram o conceito 4, doze o conceito 3 e cinco o conceito 2 totalizando 31 cursos avaliados.
O exame foi aplicado em 14 de novembro do ano passado para alunos de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico de 30 áreas. A edição corresponde a 2020, que não foi aplicada em decorrência da pandemia de covid-19.
Márcia Marcos Altimari Samed, assessora da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UEM, explica que os índices divulgados, hoje (12), dizem respeito a dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que são calculados com base no desempenho dos estudantes (o Conceito Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Ela explica que os conceitos ainda são passíveis de sofrer alterações, visto que os coordenadores de curso têm prazo para pedirem uma reavaliação, caso necessário.
Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), “o Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. O IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação”.
Ainda de acordo com o MEC, em dezembro, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.
Para outras informações acesse o site do Inep clicando aqui.