O Projeto Fazenda do Conhecimento da Universidade Estadual de Maringá (UEM) reabriu as portas para visitação de crianças e adolescentes de escolas públicas de privadas de Umuarama e região.
Os estudantes têm a oportunidade de conhecer a Estação Meteorológica, passar pelo Hospital Veterinário e por vários laboratórios instalados na Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama, além de passear pelo horto, pelo bosque de eucaliptos e pela horta. Durante a visita, eles podem acompanhar o trabalho realizado no local.
Em algumas áreas, eles são convidados a colocar a mão na massa. Na horta, por exemplo, os alunos têm contato com a terra e com as plantas. E, ao final, levam para casa sementes e muito conhecimento.“Desta forma, a UEM contribui com a disseminação do conhecimento produzido na academia entre a população escolar do município de Umuarama e região, incentivando o interesse pela área das ciências agrárias e estimulando a formação desses futuros profissionais”, explica a professora Patrícia Marques Munhoz, coordenadora do projeto.
O trabalho na Fazenda do Conhecimento é realizado pelos docentes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, técnicos de laboratórios da UEM e acadêmicos. “A expectativa do retorno dessas visitas pós-pandemia é alta, fato que já vem se revelando com os novos e constantes agendamentos para este semestre”, conta Patrícia.
Agendamento
As visitas são sempre às sextas-feiras com grupos de 20 a 30 alunos. É necessário que a direção da escola interessada faça o agendamento por meio do telefone (44)36219418 ou pelo e-mail a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A marcação dos setores escolhidos e o trajeto de cada visita é preparado de acordo com o que é aplicado em sala de aula e a faixa etária dos alunos recebidos, segundo a coordenadora. A ideia é sempre apresentar na prática o que já foi ensinado na teoria.
“O objetivo do projeto é atender a solicitação do conhecimento pertinente trabalhado nas escolas, agora demonstrado sob uma óptica prática, envolvendo setores característicos da Agronomia e da Medicina Veterinária”, disse a coordenadora.
Até o momento, cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos pela Fazenda do Conhecimento.
História
O projeto começou há cinco anos, em 27 de julho de 2017, quando a direção de uma escola fez a primeira solicitação para conhecer a Fazenda do Câmpus de Umuarama . Na época, o servidor Ivan Carrito se dispôs a acompanhar a visita. Depois disso, novos pedidos foram surgindo, e desde então foram estabelecidos os agendamentos para atender a demanda que só aumentava e, desta forma, a visita se tornou um projeto de extensão denominado “Fazenda do Conhecimento”, unindo visitações em áreas específicas de conhecimento da Medicina Veterinária e da Agronomia, dois cursos ofertados na Fazenda do câmpus de Umuarama, segundo Patrícia Munhoz.
Atualmente, o projeto funciona durante o período acadêmico da UEM, seguindo sempre o calendário vigente da universidade.