Hoje (24) é o último dia para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Processo de Avaliação Seriada (PAS) e do Vestibular 2022 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A isenção poderá ser concedida aos candidatos que, cumulativamente, estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania e integrem família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa. Todas as orientações podem ser encontradas no Edital 028/2022 da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).
As inscrições para os dois processos seletivos da UEM, com oferta de cerca de 70 cursos de graduação presenciais, vão até 21 de setembro. Podem ser efetivadas neste site ou pelo APP Vestibular UEM. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS (Apple). Ao preencher a ficha, o candidato deve se lembrar de fazer a opção pelo curso, turno e câmpus que pretende frequentar. Além de Maringá, a universidade oferece graduações em cinco câmpus regionais.
O aplicativo traz uma série de novidades nesta edição. Além de receber as inscrições, a nova versão do app também permite, para quem solicitar atendimento especial durante as provas, o envio da documentação comprobatória sobre a condição de portador de deficiência ou de necessidades especiais. Da mesma forma, o aplicativo ainda receberá documentos exigidos para os que pedirem a isenção da taxa cobrada no ato da inscrição. A taxa de inscrição (R$ 84 para o PAS e de R$ 167 para o vestibular) poderá ser paga até 23 de setembro.
Outra inovação, já testada com eficiência no último vestibular e PAS, é que o app continuará aceitando a efetivação da matrícula. Dois terços das matrículas dos aprovados nos dois concursos anteriores foram feitas pelo aplicativo.
Aplicação da prova - A prova do PAS 2022 será aplicada no dia 4 de dezembro, das 13h50 às 19h, em 11 cidades do Paraná. São elas: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. As provas do Vestibular 2022 serão aplicadas em 12 de fevereiro de 2023, das 13h50 às 19h. A pessoa inscrita poderá escolher onde quer fazer a prova entre as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
Resultado - A CVU divulgará a lista dos aprovados no Vestibular e no PAS 2022 no dia 23 de março do próximo ano, às 10h, neste endereço eletrônico. Para outras informações, entre em contato com a CVU pelo (44) 3011-4450 ou pelo www.cvu.uem.br.
Nova versão do app já está disponível para os sistemas Android e iOS
Sistemas de Cotas
A UEM adota três modalidades de cotas e a opção por qualquer uma delas deve ser feita já no ato de inscrição. Pelas cotas socias são destinadas 20% das vagas a candidatos que cursaram os ensinos fundamental e o médio em escolas da rede pública ou que possuam registro no CadÚnico. Quem escolher esta modalidade não pode ser portador de diploma de curso superior.
A universidade também oferece o sistema de cotas para negros, com a reserva de 20% das vagas, divididas em duas categorias: 3/4 para candidatos negros (pretos e pardos) que atendam aos critérios das Cotas Sociais e 1/4 dessas vagas independentemente de questões sociais.
Outro tipo de cota é, a qual, reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência, que deve ser comprovada por meio de laudos caracterizadores, emitidos por profissional de saúde de nível superior, com conhecimento na área da deficiência declarada.
O sistema de cotas para pessoas com deficiência é aplicado também no PAS, com a reserva de 5% do total de 754 vagas destinadas para os candidatos que fazem a etapa 3 do concurso. Lembrando que para participar do PAS, o estudante deve estar matriculado regularmente no ensino médio e realizar uma prova ao final de cada uma das séries. A pontuação acumulada nessas provas pode classificá-lo para uma vaga na universidade, mas é somente na última etapa que ele escolhe o curso, turno e câmpus que irá concorrer.
Reportagem atualizada em 24/08/2022 às 10h46.